Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera com folga a corrida pelo governo estadual em 2026. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em 7 de abril, Paes aparece com 48,9% das intenções de voto, o que o coloca próximo de uma vitória em primeiro turno.
Na pesquisa, os demais nomes testados aparecem com percentuais significativamente menores. O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) tem 8,7%, seguido pelo ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim (sem partido), com 8,5%. O deputado estadual Rodrigo Bacellar (União) soma 8,2%, o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) tem 3,6%, e o influenciador Italo Marsili (sem partido) registra apenas 1%.
Brancos, nulos e eleitores que disseram não votar em nenhum dos nomes somam 16,7%, enquanto 4,5% não souberam ou preferiram não responder.
Novo cenário reforça vantagem de Paes
Em um segundo cenário testado, Eduardo Paes amplia levemente sua vantagem e aparece com 49,9% das intenções de voto. Washington Reis (MDB) surge como segundo colocado, com 9,5%. Landim e Motta dividem o terceiro lugar, ambos com 8,9%. Italo Marsili, novamente, aparece com baixa pontuação: 1,6%.
A coleta de dados foi feita entre os dias 31 de março e 4 de abril, com 1.680 eleitores em 60 municípios do estado. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Aliados de Bolsonaro lideram corrida ao Senado no RJ
Apesar da vantagem de Paes, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Executivo estadual, o cenário para o Senado fluminense favorece nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a mesma pesquisa, Flávio Bolsonaro (PL) lidera com 41,7% das intenções de voto. O atual governador, Cláudio Castro (PL), que não pode concorrer à reeleição, aparece em segundo lugar com 31,3% e deve disputar uma das duas vagas ao Senado.
Do lado governista, Benedita da Silva (PT) figura com 27,1%, enquanto Alessandro Molon (PSB) e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, registram 15,6% e 15,2%, respectivamente. Pedro Paulo (PSD), aliado próximo a Paes, aparece com 12,6%.
Avaliação do governo Castro divide eleitores
A gestão do governador Cláudio Castro apresenta uma avaliação dividida. Segundo o levantamento, 48,3% dos entrevistados aprovam seu governo, enquanto 47,4% desaprovam. Em relação à classificação por desempenho, 3,8% consideram sua gestão “ótima”; 24,6%, “boa”; 35,1%, “regular”; 12,6%, “ruim”; e 22,5%, “péssima”.
Fonte: cnnbrasil.com.br/metropoles.com