Aeronave da Embraer. Foto: Ricardo Beccari/Embraer
A Embraer (EMBR3) fechou um acordo com a All Nippon Airways (ANA), maior companhia aérea do Japão, para a venda de até 20 jatos E-190. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26), durante o Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, participaram da cerimônia.
A negociação envolve a entrega inicial de 15 aeronaves, com a possibilidade de aquisição de mais cinco, e está avaliada em cerca de R$ 10 bilhões.
Embraer fortalece presença no Japão
Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer, destacou a importância do acordo para a ampliação da presença da empresa no mercado asiático. “A ANA tem uma imagem muito forte na aviação e essa compra endossa a qualidade dos nossos produtos”, afirmou.
Lula, por sua vez, reforçou a qualidade das aeronaves brasileiras. “Quem compra 20 pode comprar um pouco mais. Quem sabe todas as empresas japonesas possam voar com aviões da Embraer”, disse o presidente.
Parceria para combustível sustentável
Além da venda dos jatos, Brasil e Japão avançaram em um acordo para o uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no país asiático. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o Brasil poderá se tornar um grande exportador desse tipo de combustível.
“O Japão tem interesse em utilizar o SAF, e estamos trabalhando para que 10% do combustível da aviação japonesa seja produzido a partir de etanol até 2030”, explicou o ministro. Segundo ele, esse acordo estimulará a indústria sucroenergética brasileira e fortalecerá o setor de biocombustíveis.
Fontes:
infomoney.com.br
cartacapital.com.br