O New York Times divulgou suas previsões finais para o Oscar 2025 nesta quinta-feira (27/2). O jornal norte-americano apontou Fernanda Torres como a favorita ao prêmio de Melhor Atriz pelo desempenho no filme Ainda Estou Aqui. A publicação destacou que a brasileira ganhou força na reta final da corrida, especialmente entre os membros da Academia que assistiram ao longa recentemente.
Disputa acirrada entre Fernanda Torres, Demi Moore e Mikey Madison
Kyle Buchanan, repórter especializado na temporada de premiações, afirmou que Torres pode se beneficiar da divisão de votos entre as concorrentes. “Ser a última concorrente a ser vista vale a pena, e ela tem recebido muitos votos de membros da Academia que agora estão conhecendo seu filme. Com a disputa tão acirrada entre [Demi] Moore e [Mikey] Madison, me pergunto se os votantes não ficarão tentados a escolher Torres como uma alternativa de terceiro partido”, avaliou Buchanan.
Além da possível vitória de Fernanda Torres, o New York Times também prevê que o longa brasileiro Ainda Estou Aqui vença na categoria de Melhor Filme Internacional.
Variety aponta Demi Moore como favorita
Por outro lado, a Variety discorda da projeção do NYT. O site especializado aposta que Demi Moore levará o Oscar de Melhor Atriz pelo filme A Substância. Segundo Clayton Davis, editor sênior da Variety, a atriz de 62 anos pode entrar para a história da premiação. “Ela seria o sexto ganhador mais velho na história da categoria. Esse feito incrível enviará uma mensagem positiva aos atores ‘acima de uma certa idade’ em Hollywood — nunca desistam”, escreveu Davis.
A Variety, no entanto, reconhece a qualidade do trabalho de Fernanda Torres e afirma que a atriz brasileira “deveria ganhar”. Na disputa pelo prêmio de Melhor Filme, a publicação americana aposta em Anora, enquanto na categoria de Melhor Filme Internacional, reafirma o favoritismo de Ainda Estou Aqui.
Expectativa para o Oscar 2025
A 97ª edição do Oscar acontece neste domingo (2/3), no Dolby Theatre, em Hollywood. A cerimônia será transmitida ao vivo no Brasil pela TNT e Max, a partir das 21h (horário de Brasília). A expectativa agora gira em torno do resultado final da premiação, que pode consolidar a presença brasileira na história do cinema mundial.
Fontes:
metropoles.com
g1.globo.com