Filipe Luís recebe homenagem — Foto: Adriano Fontes/ Flamengo
A negociação entre Flamengo e Filipe Luís pela renovação de contrato voltou a ganhar fôlego durante a parada da Data Fifa. O treinador, junto com seu empresário Jorge Mendes, informou à diretoria os valores e condições desejadas para assinatura de um novo vínculo.
O Rubro-Negro considerou inicialmente as cifras altas, mas vê como natural esse tipo de negociação e pretende apresentar uma contraproposta para tentar chegar a um meio-termo. Apesar das divergências, há otimismo de ambas as partes sobre o fechamento do acordo.
Antes mesmo de ter Jorge Mendes como representante, Filipe Luís já havia recebido uma proposta do Flamengo, que incluía aumento salarial, mas ainda abaixo do padrão de outros treinadores campeões no país. Com o novo pedido, o ex-lateral se aproxima desse patamar.
O Flamengo e o técnico enxergam com bons olhos a renovação até o fim de 2027, embora exista a possibilidade de ajuste por apenas mais um ano. Outra pendência é o valor da multa rescisória, especialmente para clubes do exterior, atualmente equivalente a cerca de três meses de salário.
Recentemente, Filipe Luís recusou uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia. O clube europeu procurou o Flamengo para demonstrar interesse e sinalizou compensação financeira, mas a diretoria não quis negociar. Apesar do desejo futuro de atuar na Europa, o técnico permanece focado no Rubro-Negro.
Desde que assumiu o comando do time principal, Filipe Luís conquistou a Copa do Brasil 2024, o Campeonato Carioca e a Supercopa 2025, além de disputar o Brasileirão e a semifinal da Libertadores. Pelo time principal, o treinador soma 71 jogos, com 46 vitórias, 17 empates, oito derrotas, 123 gols marcados e 41 sofridos.