Foto: Davi Ferreira
O Flamengo trabalha de forma intensa para contar com Pedro na grande final da Copa Libertadores, marcada para o fim de novembro. O centroavante fraturou a ulna direita no jogo de ida da semifinal contra o Racing, em 22 de outubro. Ainda assim, o clube considera a evolução extremamente positiva e já desenvolve proteções especiais para que ele volte aos gramados ainda durante o processo de consolidação óssea.
Pedro não precisou de cirurgia. A lesão foi uma fratura sem desvio, o que favorece o prazo de recuperação. Desde o início do tratamento, o jogador utiliza uma imobilização rígida, que evita a rotação do braço e acelera a cicatrização. Ele apareceu com essa proteção no CT nesta segunda-feira, durante a homenagem pelos 300 jogos com a camisa rubro-negra.
Atividades com bola podem começar imediatamente
O atacante deve voltar ao gramado com atividades controladas já nesta quarta-feira (5). O Flamengo monitora diariamente o atleta e troca a imobilização semanalmente, garantindo conforto e segurança. Um novo raio-x após quatro semanas será decisivo para os próximos passos.
O departamento médico trabalha com o prazo mínimo de recuperação estimado entre quatro e oito semanas. Dessa forma, o retorno competitivo poderia acontecer a partir de 19 de novembro, dependendo da estabilidade clínica do atleta.
Planos A e B para Pedro atuar com proteção
O Flamengo já desenvolve duas versões de proteção especial. A primeira é a ideal. A segunda funciona como reserva em caso de ajustes necessários. As duas seguem o padrão de:
- Material rígido e resistente
- Estrutura acolchoada para evitar danos a outros atletas
- Conformidade com as regras da arbitragem
O clube usa como referência o caso do lateral Varela, que atuou recentemente com proteção semelhante.
Assim que não sentir dor e apresentar estabilidade total, Pedro receberá liberação para voltar aos jogos.
Desfalques preocupam para o Brasileirão
Mesmo com evolução, Pedro não enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Para piorar, o técnico Filipe Luís lida com uma série de baixas:
- Bruno Henrique – suspenso
- Everton Cebolinha – transição física
- Jorginho – lesão na coxa
- Carrascal – dores e edema na costela
- Pedro – fratura no antebraço
O Flamengo é vice-líder do Brasileirão, com 64 pontos, apenas um atrás do Palmeiras, e briga diretamente pelo título nacional.