Granizo prejudica produtores rurais na Serra do RJ — Foto: Divulgação
Uma intensa chuva de granizo atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (8), afetando produtores rurais em Nova Friburgo e Teresópolis. O fenômeno de aproximadamente 20 minutos derrubou árvores, provocou alagamentos e deixou vários bairros sem energia elétrica, mobilizando Defesa Civil e equipes agrárias para avaliar os danos e prestar suporte às áreas impactadas.
Produtores rurais da Região Serrana do Rio de Janeiro foram duramente afetados por uma forte chuva de granizo que ocorreu por volta das 19h de sexta-feira (8), em especial na zona rural de Nova Friburgo e Teresópolis. O granizo fez estragos em plantações e assustou moradores — vídeos mostram gelo acumulado nas ruas e alarmes de carros disparando com o impacto das pedras.
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural informou que, em trabalho conjunto com subprefeituras e a Emater, está mapeando as áreas afetadas, incluindo o 3º distrito e Vargem Alta, para viabilizar apoio técnico e logístico aos agricultores.
Em Nova Friburgo, a Defesa Civil segue em ação, monitorando alagamentos — como o da Rua Duque de Caxias até a Avenida Comte Bittencourt — e queda de muros e árvores, como na Avenida Nossa Senhora do Amparo. Já o Cemaden registrou o maior acumulado de chuva em Vale dos Pinheiros, com 28,9 mm.
Em Teresópolis, o bairro Quinta Lebrão teve 30 mm de chuva, resultando na queda de árvores sobre a rede elétrica e nas ruas, como nas avenidas Prata e Lúcio Meira. Vários bairros — Paineiras, Quebra Frascos, Caleme, Barra, Agriões, Golf, Feó e Perpétuo — ficaram sem energia até cerca de 23h. A Defesa Civil local registrou seis ocorrências.
Fonte:
g1.globo.com