Um homem de 50 anos foi preso em Copacabana nesta terça-feira (2), um dia após realizar um assalto em uma lavanderia na Rua Uruguai, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Luiz Claudio da Silva estava armado com uma faca e havia roubado celulares de um casal. A prisão aconteceu logo após ele cometer outro assalto na Rua Raul Pompeia, na mesma região.
Segundo a Polícia Militar do 19º BPM (Copacabana), Luiz Claudio foi abordado após a vítima do segundo roubo informar os agentes sobre o crime. Durante a captura, a faca utilizada em ambos os assaltos foi apreendida, assim como dois celulares. O criminoso foi levado à delegacia e permanece preso.
Imagens de câmeras de segurança registraram o primeiro roubo na lavanderia da Tijuca, onde o homem armado abordou um casal, sacou a faca e levou os aparelhos celulares antes de deixar o local sem resistência. O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca), que segue investigando a sequência dos acontecimentos.
Veja o vídeo:
Um marginal com uma faca cometeu um assalto na rua Uruguai na Tijuca pic.twitter.com/y4eTsJOtql
— Informe RJO (@InformeRJO) September 2, 2025
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que a Tijuca, especialmente a região da Rua Uruguai e Alto da Boa Vista, registrou aumento expressivo nos roubos de rua em 2025. De janeiro a julho, foram 774 casos, crescimento de 72% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente os roubos de celulares passaram de 210 para 323, alta de 54%.
A Polícia Militar destacou que, apesar do aumento, o 6º BPM realiza patrulhamento constante com viaturas, motocicletas e efetivo extra pelo Regime Adicional de Serviço (RAS). A corporação reforça a importância da colaboração da população por meio do Disque-Denúncia (21) 2253-1177 e do 190 para ocorrências urgentes.
O caso reforça a atenção para a segurança em áreas comerciais e residenciais da Tijuca, além de evidenciar a necessidade de estratégias mais eficazes de prevenção a assaltos com uso de armas brancas.