Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Brasileiro, número 3 do mundo, não pôde embarcar para Las Vegas por restrições impostas a quem visitou Cuba após 2021.

O brasileiro Hugo Calderano, número 3 do mundo no ranking de tênis de mesa, não participará do Grand Smash de Las Vegas por um problema com o visto de entrada nos Estados Unidos.

Viagem a Cuba em 2023 causou impedimento

A competição, considerada uma das mais importantes da temporada, terá início nesta sexta-feira. Porém, Calderano foi impedido de embarcar devido a uma regra americana. A legislação proíbe a entrada automática de estrangeiros que visitaram Cuba após 2021, salvo com visto consular formal.

Mesmo com passaporte português, o brasileiro tentou utilizar o ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). No entanto, sua viagem a Cuba em 2023 — para disputar o Campeonato Pan-Americano e o classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 — acabou invalidando a solicitação.

Autoridades negam isenção e Hugo tenta plano B

De acordo com sua assessoria, Calderano preencheu corretamente o formulário, mas houve demora na resposta. Ao final, as autoridades informaram que ele não estava elegível para a isenção.

Após isso, o atleta acionou a Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC) na tentativa de conseguir uma entrevista consular emergencial. Contudo, nenhum horário viável estava disponível antes do início da competição.

Frustração e desabafo de Calderano

— Utilizei o meu passaporte português e segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos. Quando fui informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. Ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle é frustrante, especialmente vindo de resultados tão positivos — disse Calderano.

Brasileiro vive grande fase na carreira

Apesar do contratempo, Hugo Calderano atravessa a melhor fase de sua trajetória. Em 2025, ele conquistou o título da Copa do Mundo, foi medalha de prata no Campeonato Mundial e venceu o WTT da Eslovênia — três resultados que o mantêm no topo do ranking mundial da modalidade.

Fonte: Globoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.