Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Incêndio seguido de explosão atingiu a plataforma Cherne 1, desativada desde 2020, com 176 pessoas a bordo. Um trabalhador caiu no mar e foi resgatado.

Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta segunda-feira (21), a plataforma de petróleo PCH-1 (Cherne 1), localizada na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, a aproximadamente 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. Durante o incidente, 14 trabalhadores ficaram feridos com queimaduras e precisaram de atendimento médico. Um deles caiu no mar, mas foi resgatado com vida.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), o incêndio começou por volta das 7h25 e foi controlado por volta das 11h25, após cerca de quatro horas de combate às chamas. As chamadas embarcações “fire fighters” foram acionadas e permaneceram ao lado da plataforma durante toda a ocorrência, oferecendo suporte.

Plataforma está fora de operação desde 2020

A Petrobras informou que a plataforma Cherne 1 está desativada desde 2020, ou seja, não está em produção de petróleo. Mesmo assim, cerca de 176 trabalhadores estavam a bordo realizando atividades técnicas e de manutenção.

Ainda conforme a estatal, todos os trabalhadores foram contabilizados. O homem que caiu no mar foi resgatado pela embarcação Locar XXII, recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e foi encaminhado por transporte aeromédico a um hospital. Outros 13 feridos foram levados para unidades de saúde em Campos dos Goytacazes e Macaé.

Sindipetro denuncia riscos recorrentes e falta de manutenção

Em nota, o Sindipetro-NF manifestou solidariedade ao trabalhador ferido e reiterou a preocupação com a segurança nas plataformas da região. O sindicato denuncia que tem alertado sistematicamente sobre a precarização das estruturas e a redução de investimentos na Bacia de Campos.

“O sucateamento da Bacia de Campos, além dos prejuízos econômicos, coloca em risco a vida dos trabalhadores. Não é por acaso que acidentes como esse têm se tornado mais frequentes”, declarou Sérgio Borges, diretor do Sindipetro-NF.

A Petrobras informou que formará uma comissão para apurar as causas do incidente e avaliar a integridade da instalação. Equipes não essenciais estão sendo desembarcadas preventivamente.

Fontes:
cnnbrasil.com.br
g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.