Foto: Reprodução/TV Globo
Um incêndio em área de vegetação em Turiaçu, Zona Norte do Rio, ameaçou residências nesta segunda-feira (22) após barricadas de traficantes dificultarem a chegada do Corpo de Bombeiros. O fogo começou na Rua Moisés Santana, por volta das 11h30, e rapidamente se aproximou das casas no alto da comunidade.
Bombeiros do quartel do Campinho foram acionados, mas só conseguiram acessar o local mais de uma hora depois. Durante esse período, moradores tentaram conter as chamas improvisando baldes de água.
Moradores atuaram antes da chegada dos bombeiros
Em um dos acessos, o caminhão precisou dar ré devido ao bloqueio. Mesmo após uma moradora remover parte da barricada, a passagem continuou comprometida. O atraso aumentou o risco de as chamas atingirem imóveis próximos.
Ação dos bombeiros
De acordo com a corporação, 20 militares e quatro viaturas atuaram no combate ao incêndio. Os bombeiros utilizaram jatos de água e técnicas de rescaldo para controlar os focos restantes. O fogo foi extinto às 16h30. Felizmente, nenhuma residência foi atingida e não houve feridos.
O Centro de Operações Rio emitiu alerta à população sobre a fumaça, que poderia prejudicar a visibilidade em vias próximas.
Mais focos na cidade
No mesmo dia, outros dois incêndios em vegetação mobilizaram equipes: um na Linha Amarela, sentido Fundão, e outro na Grajaú-Jacarepaguá. Ambos também geraram grande quantidade de fumaça e preocupação entre motoristas.