Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Instituto Lixo Zero audita Palácio Pedro Ernesto e Edifício Serrador, enquanto a Câmara fortalece práticas ambientais e amplia o uso de energia 100% limpa.

As sedes da Câmara do Rio receberam, nesta quarta-feira (26/11), a visita de um auditor do Instituto Lixo Zero, entidade responsável por verificar o cumprimento dos requisitos e emitir a certificação que atesta que a Casa adota as melhores práticas de sustentabilidade, destinando corretamente os resíduos que produz. O Palácio Pedro Ernesto recebeu o título pela primeira vez, em 2022, tornando-se o primeiro prédio público do país com essa certificação, renovada em 2023 e 2024.

Recebido pela coordenadora de Sustentabilidade, Malu Campos, e pela consultora Luiza Denardin, Rodrigo Oliveira, responsável pela auditoria do Lixo Zero este ano, explicou que o papel do auditor é atestar as boas práticas para a certificação do período auditado: “Entre vários aspectos, identificamos, além das boas práticas, se os trabalhadores estão conscientes do que deve ser feito para contribuir com a certificação do Lixo Zero, qual é a relação com os resíduos gerados e como as ações de sustentabilidade podem contribuir para atingir a meta de certificação”. 

Recentemente, em junho, a Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara do Rio divulgou o acordo que tornou o Edifício Serrador como a primeira Casa Legislativa da América Latina a utilizar energia 100% limpa, com a previsão de economia de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos por redução no consumo de energia. 

“Olhar para trás, ver como começamos e como tudo está hoje é muito gratificante. No ano passado, conseguimos a certificação do Palácio Pedro Ernesto pela terceira vez, e esse é o primeiro ano para o Edifício Serrador. Vamos continuar trabalhando duro, visando sempre melhorar”, afirmou Malu Campos.

Desde sua criação em 2024, a Coordenadoria de Sustentabilidade desenvolveu campanhas e iniciativas voltadas à conscientização ambiental, mantendo a Câmara alinhada às melhores práticas de gestão de resíduos e uso eficiente dos recursos naturais.

Fontes: camara.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Operação conjunta identificou materiais de iluminação pública e prejuízo já passa de R$ 1 milhão aos cofres do município.

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca

Últimas notícias
bdrj-limpo-20260121-0545-frame-29352
Chuva persiste no Rio de Janeiro pelo menos até domingo; confira a previsão
IMAGENS PARA O SITE (87)
Nova linha 160 liga Terminal Gentileza ao Leblon e amplia mobilidade no Rio

Prefeitura cria ligação direta entre Zona Portuária e Zona Sul, com trajeto via Túnel Rebouças e operação diária planejada pela SMTR.

IMAGENS PARA O SITE (86)
Flamengo confirma titulares no Clássico das Multidões contra o Vasco pelo Carioca

Sob risco de rebaixamento, diretoria rubro-negra antecipa retorno do time principal para duelo decisivo no Maracanã, pela Taça Guanabara.