Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Profissionais artesanais terão acesso preferencial a exames médicos, com foco em doenças mais comuns da categoria.

O Governo do Rio de Janeiro sancionou a Lei 10.969/25, que garante prioridade a pescadores e marisqueiras artesanais na realização de exames oferecidos pelo poder público. A norma, de autoria do deputado Renato Machado (PT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alerj) e publicada no Diário Oficial do Executivo em 26 de setembro de 2025.

Com a nova legislação, a rede pública de saúde deverá priorizar o atendimento dessa população nas especialidades e exames compatíveis com os principais agravos e riscos ocupacionais relacionados à atividade pesqueira.

Acesso preferencial com base em riscos e condições de trabalho

O texto da lei determina que o Poder Executivo definirá os critérios para identificar os beneficiários da prioridade, por meio de sistemas físicos ou digitais de cadastro. As ações devem considerar as doenças mais frequentes entre pescadores e marisqueiras para direcionar corretamente a oferta de exames e atendimentos especializados.

Renato Machado, autor da lei, ressaltou que esses trabalhadores enfrentam condições adversas e riscos variados:

“Há riscos ergonômicos, pelo esforço físico repetitivo e lesões na coluna; dermatológicos, pela exposição solar constante; e riscos laborais, como o manuseio de instrumentos cortantes, contato com animais venenosos e manipulação de chumbo em tarrafas.”

Inclusão social e reconhecimento profissional

Ao garantir o acesso preferencial a exames, o Estado promove a inclusão social e o reconhecimento da pesca artesanal como atividade estratégica para a economia e segurança alimentar de comunidades costeiras.

A iniciativa também pode contribuir para a redução de doenças ocupacionais e para o monitoramento mais eficaz da saúde dessa população, muitas vezes negligenciada pelas políticas públicas.

Fontes: alerj.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Fiscalização em Campo Grande flagrou criação ilegal de cães de raça, vendidos sem vacinação; responsável responderá por crime ambiental

Novo centro oncológico de alta precisão será instalado na Barra da Tijuca, com investimento de R$ 400 milhões e expectativa de atendimento até 2030

Últimas notícias
Ladrões assaltam farmácias na Zona Norte do Rio e levam canetas emagrecedoras

Crimes ocorreram em Irajá e na Vila da Penha durante a madrugada; clientes e funcionários também foram vítimas das ações.

IMAGENS PARA O SITE (95)
Tiroteio em Manguinhos paralisa trens da SuperVia durante operação policial

Disparos atingem rede aérea do ramal Saracuruna enquanto Polícia Civil combate quadrilha de roubo de cargas na Zona Norte do Rio.

IMAGENS PARA O SITE (94)
Alunos da Universidade Santa Úrsula denunciam cortes irregulares em bolsas de estudo

Estudantes afirmam que instituição reduziu percentuais sem aviso prévio e em desacordo com contratos firmados na matrícula.