Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Presidente Claudia Sheinbaum reforça fronteira e Trump suspende tarifas; acordo também mira tráfico de drogas e armas

Foto:  Governo do México/Divulgação

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) um acordo com Donald Trump para suspender, por um mês, as tarifas de 25% sobre produtos mexicanos. Em contrapartida, o México reforçará a fronteira com 10 mil soldados da Guarda Nacional e os Estados Unidos intensificarão os esforços para conter o tráfico de armas para o território mexicano.

Em uma publicação na rede social X, Sheinbaum destacou que a conversa com Trump ocorreu “com grande respeito” e resultou em medidas concretas para fortalecer a segurança e o comércio bilateral. “Teremos um mês para trabalhar e mostrar que esse é o melhor caminho”, afirmou.

Principais pontos do acordo:

  • O México enviará 10 mil soldados para reforçar a fronteira norte.
  • Os EUA atuarão para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
  • A partir de agora, equipes dos dois países trabalharão em duas frentes: segurança e comércio.
  • As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês.

Durante entrevista, Sheinbaum ressaltou que o objetivo é manter a competitividade diante da China e de outras economias. “Essa decisão permite que continuemos crescendo e protegendo empregos”, destacou a presidente mexicana.

Impactos econômicos e comerciais

A decisão de Trump de suspender temporariamente as tarifas de 25% foi bem recebida pelo setor agropecuário. A medida gerava preocupação, especialmente entre produtores de milho, já que o México é o maior importador mundial do grão, grande parte vinda dos EUA. Caso a taxação fosse mantida, o país poderia buscar fornecedores alternativos, beneficiando exportadores brasileiros.

Leonardo Martini, analista da StoneX, avaliou que o Brasil tem potencial para aumentar sua participação nesse mercado. “O milho brasileiro está competitivo no cenário internacional e pode ser uma opção ao México caso as tarifas voltem”, afirmou.

Próximos passos

Com o acordo em vigor, Sheinbaum anunciou a criação de três frentes de negociação com os EUA:

1- Defesa dos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos.

2- Segurança, combatendo o tráfico de drogas e armas.

3- Comércio, para evitar medidas que prejudiquem ambos os países.

Trump confirmou o pacto e reforçou a importância da cooperação. “Estou ansioso para avançar nessas negociações com Sheinbaum”, publicou na Truth Social. Ele indicou que o secretário de Estado, Marco Rubio, liderará as tratativas com autoridades mexicanas.

Resumo

México e EUA firmaram um acordo para suspender tarifas por um mês. Em troca, o México reforçará a segurança na fronteira e os EUA atuarão contra o tráfico de armas. O pacto busca proteger a economia e fortalecer relações comerciais.

Fontes: g1.globo.com/sinfrerj.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.