Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Luís Antônio Silva Santos estava internado desde julho em tratamento de um câncer e marcou gerações no esporte como árbitro e instrutor.

Morreu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, o ex-árbitro Luís Antônio Silva Santos, conhecido como Índio. Ele tinha 55 anos e estava internado desde julho para tratar um câncer. O estado de saúde piorou nas últimas semanas até a confirmação do óbito.

Índio foi um personagem importante da arbitragem nacional. Começou na FERJ em 1995 e chegou ao quadro da CBF três anos depois. Em 2004 se tornou aspirante Fifa e permaneceu na posição até 2008. Sua trajetória marcou gerações de torcedores e profissionais do futebol.

Atuação fora dos gramados

Após se afastar da elite da arbitragem, Índio assumiu outros papéis no esporte e na gestão pública. Em 2020 atuou como instrutor na preparação dos árbitros cariocas durante a pandemia, ajudando no desenvolvimento técnico de novos profissionais.

Antes de ser internado, ocupava um cargo na Secretaria de Integração Metropolitana da Prefeitura do Rio, na gestão Eduardo Paes. Mesmo exercendo a função pública, seguia apitando partidas amadoras e participava de projetos sociais que levavam educação física para pessoas com deficiência.

Homenagens e nota oficial

A FERJ lamentou a perda. Em nota, a entidade afirmou que se solidariza com amigos e familiares do ex-árbitro e destacou sua contribuição ao futebol do estado:

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro lamenta o falecimento do ex-árbitro da FERJ e da CBF, Luiz Antônio Silva dos Santos, conhecido como Índio, aos 55 anos.

A FERJ se solidariza com todos os seus amigos e familiares.”

A morte de Índio mobilizou nomes do esporte, ex-colegas de arbitragem e profissionais que conviveram com ele ao longo das últimas décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Clube carioca fecha contrato de sete anos com a gigante norte-americana e estreia o novo uniforme já em janeiro na Copinha

Meia do Flamengo termina como vice-artilheiro, maior garçom da competição e referência técnica do campeão brasileiro.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2025-12-09T120848.454
MPRJ desarticula milícia na Baixada Fluminense e prende chefe que tentou fugir pela varanda

Operação Golden Head cumpre mandados em quatro cidades e captura policial civil acusado de colaborar com o grupo.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-12-09T115759.842
Filipe Luís mantém esperança e projeta retorno de Pedro na Copa Intercontinental

Técnico afirma que atacante tem chances reais de atuar no torneio; Flamengo estreia nesta quarta (10) contra o Cruz Azul.

gettyimages-2244819909
Hakimi vira desfalque do PSG na final da Copa Intercontinental

Lateral-direito viajará ao Marrocos e não atuará na decisão de 17 de dezembro, enquanto o PSG aguarda o possível rival vindo da chave que inclui o Flamengo