Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Manifestação convocada por MC Oruam gerou buzinaço, tentativa de invasão a presídio e apreensão de motos durante a madrugada desta sexta-feira (30).

‘Rolezinho’ com centenas de motos causa transtornos na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução
Centenas de motociclistas circularam pelas ruas da Zona Norte do Rio, entre a noite de quinta-feira (29) e a madrugada desta sexta-feira (30), em apoio ao cantor MC Poze do Rodo. A ação, descrita como “rolezinho”, teve início na comunidade Camarista Méier e avançou até a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

A mobilização começou após publicações nas redes sociais do cantor Oruam, amigo de Poze. Em um vídeo, Oruam convocou seus seguidores para o “maior rolê de moto da história do Rio” e incentivou diretamente o protesto pela liberdade do funkeiro.

Tumulto e tentativa de invasão à unidade prisional
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), manifestantes causaram tumulto na entrada da cadeia por volta das 2h da manhã. A unidade, que havia custodiado MC Poze, tornou-se alvo de uma tentativa de invasão, frustrada rapidamente por ações preventivas da SEAP e reforço da Polícia Militar.

A SEAP informou que o setor de Inteligência já monitorava a possibilidade de manifestações e, por isso, mobilizou o Grupamento de Intervenção Tática (GIT). Para dispersar os manifestantes, os agentes utilizaram bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, garantindo a segurança dos servidores e detentos.

Poze foi transferido para Bangu antes do protesto
MC Poze foi transferido na tarde de quinta-feira (29) para a Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó (Bangu 3A). Durante a triagem, o cantor declarou vínculo com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), o que resultou na mudança de unidade, conforme os protocolos de segurança da SEAP.

Polícia Militar reprimiu protesto e apreendeu motos
Equipes do 3º BPM (Méier), com apoio do 1º CPA, CPP, Batalhão de Tático de Motociclistas (BTM) e da Secretaria de Ordem Pública (Seop), atuaram nas principais saídas da comunidade Camarista Méier. Durante a operação, os policiais apreenderam seis motos em situação irregular e conduziram um homem à delegacia.

Vídeos nas redes sociais mostraram motociclistas buzinando ininterruptamente, o que incomodou moradores da região. Em um dos relatos, uma moradora afirmou que o barulho acordou seu filho pequeno às 2h15 da madrugada.

Poze foi preso por apologia ao crime e suspeita de envolvimento com tráfico
A Polícia Civil prendeu MC Poze na manhã de quinta-feira (29), em sua residência no Recreio dos Bandeirantes. A operação investiga a relação do artista com o Comando Vermelho. Segundo as autoridades, o funkeiro também é acusado de apologia ao crime.

Oruam reagiu à prisão do amigo com indignação nas redes sociais. “Ele é cantor, exemplo para muitos. Isso é covardia”, afirmou em vídeo.

Fontes:
oglobo.globo.com
cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Vídeo viral mostra abordagem em área lotada; PM orienta envolvidos e não registra condução à delegacia.

Cada uma das 12 agremiações receberá R$ 1 milhão; recursos chegam ainda nesta segunda e fortalecem a reta final de preparação para o Carnaval.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (2)
Temporal coloca Duque de Caxias em alerta máximo e provoca alagamentos no RJ

Temporal atingiu a Baixada Fluminense e a capital, causou alagamentos, quedas de árvores e acionamento de sirenes.

IMAGENS PARA O SITE (1)
Audiência vai discutir futuro da Cabana do Pescador em Cabo Frio

Patrimônio histórico no Morro do Vigia será tema de conciliação com MPF e Prefeitura.

IMAGENS PARA O SITE
Guns N’ Roses cancela show no Rio de Janeiro; entenda o motivo

Apresentação no Estádio Nilton Santos foi retirada da turnê por decisão logística; demais datas no Brasil estão mantidas.