Por conta das chamas, a vegetação da Serra das Araras foi atingida pelo fogo — Foto: Reprodução/TV Globo
Morreu neste domingo (5) o motorista Crismaldo dos Santos Soares, de 52 anos, que conduzia um caminhão-tanque carregado com cerca de 44 mil litros de etanol. Ele sofreu graves queimaduras em um acidente ocorrido na noite de quinta-feira (2), na Serra das Araras, em Piraí (RJ), na Rodovia Presidente Dutra (BR-116).
O motorista foi resgatado com queimaduras de segundo e terceiro grau em grande parte do corpo. Após passar por cirurgia de emergência, foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiu e faleceu na madrugada deste domingo, segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu.
De acordo com a concessionária Via Dutra (RioSP), o veículo tombou na altura do km 233, provocando vazamento da carga e incêndio que atingiu também a vegetação às margens da pista.
Interdição e operação de resgate
O trecho da descida da serra ficou interditado por cerca de 21 horas devido à gravidade do acidente e ao risco de novas explosões. Equipes do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas e realizaram o resfriamento do veículo.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi acionado para avaliar o risco ambiental decorrente do derramamento de etanol. Técnicos também realizaram o transbordo do conteúdo remanescente e a retirada segura do caminhão-tanque.