Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Instituição no Rio de Janeiro alcança marco histórico com 7 milhões de visitantes e prepara programação especial para seu aniversário de 10 anos.

O Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, Rio de Janeiro, alcançou um marco significativo nesta sexta-feira (31): 7 milhões de visitantes desde sua inauguração, em dezembro de 2015. A comemoração ocorre a poucos meses do seu décimo aniversário, com uma série de ações especiais. Para celebrar, a instituição ofereceu fotos instantâneas em cartões personalizados, proporcionando uma recordação única aos visitantes presentes no dia.

A visitante número 7 milhões foi uma menina de 4 anos, Vitória Santiago, que mora na Ilha do Governador. Ao passar pelo átrio do museu às 11h30, ela foi surpreendida por balões festivos, bolo e brindes. Sua mãe, Susane Marins, disse que a visita se tornou uma experiência ainda mais inesquecível pela surpresa. “Foi emocionante vir ao Museu do Amanhã pela primeira vez e acontecer isso. Será marcante na minha vida, e na dela também”, destacou.

O Museu do Amanhã se destaca não apenas pela beleza de seu projeto, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, mas também pela diversidade de seu público. Mais de 40% dos visitantes não frequentam museus regularmente, e 22% escolheram a instituição como sua primeira experiência em um museu.

Cristiano Vasconcelos, diretor executivo do Museu do Amanhã, expressou sua felicidade pela marca alcançada. “Alcançar 7 milhões de visitantes, especialmente às vésperas do nosso aniversário de 10 anos, é um motivo de grande orgulho. O Museu se consolidou como um dos maiores legados olímpicos da cidade e como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul”, afirmou.

O Museu tem um histórico de exposições bem-sucedidas, como a atual ‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’, que já foi visitada por mais de 60 mil pessoas. Além disso, oferece uma vasta programação educativa, com mais de mil atividades realizadas, entre palestras, workshops e oficinas, que envolveram mais de 48 mil participantes.

O Museu também promove ações voltadas para a comunidade local, como o Programa de Vizinhos, com mais de 7 mil inscritos, e iniciativas culturais como o ‘Arraiá dos Amigos’ e ‘Resenha Black Bom’. O secretário de Cultura da Prefeitura do Rio, Lucas Padilha, ressaltou a importância do Museu como um ponto de integração entre ciência, arte e cultura, abordando questões ambientais e climáticas de forma acessível para todas as idades.

Nos últimos anos, o Museu do Amanhã se tornou um espaço de relevância para debates sobre o futuro, recebendo líderes internacionais, ativistas e cientistas. A instituição também realiza eventos como o ‘Esquenta COP’, que já tem sua segunda edição programada para 2025 e discutirá temas da Conferência do Clima COP30, que acontecerá em Belém.

Com um foco constante em acessibilidade, o Museu oferece iniciativas como o programa ‘Brincar é Ciência’, além de visitas mediadas para pessoas com deficiência. O projeto ‘Entre Museus Acessíveis’ é um exemplo da dedicação à inclusão e é detentor do Selo de Acessibilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita às terças-feiras e ingressos a R$10 nos dias 10 de cada mês. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site oficial da instituição.

Fontes: diariodorio.com/brasilturis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.