Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Ação conjunta da Secretaria de Conservação e Comlurb foca na limpeza de ralos e galerias pluviais para minimizar impactos das chuvas

Foto: Divulgação/Conservação

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, em parceria com a Comlurb e o Centro de Operações da Prefeitura (COR), está intensificando ações para prevenir alagamentos com a Operação Abre Ralo. A iniciativa já percorreu mais de 350 pontos críticos na cidade, priorizando a desobstrução de ralos e bueiros.

O trabalho, que começou nesta semana, busca reduzir os efeitos das chuvas intensas previstas para os próximos dias. Com base no histórico recente de inundações, a força-tarefa se concentrou em áreas da Zona Norte, Zona Oeste, Centro e Zona Sul, identificadas como mais vulneráveis.

Limpeza manual e mecanizada intensificam prevenção

A operação atua em duas frentes principais. Primeiro, as equipes da Comlurb realizam a limpeza manual dos ralos, removendo resíduos sólidos acumulados. Em seguida, a Secretaria de Conservação utiliza maquinário especializado para a sucção e desobstrução das galerias pluviais e ramais de escoamento.

“Essa ação garante maior eficiência na drenagem e evita que o acúmulo de lixo cause novos alagamentos”, destacou o secretário de Conservação, Diego Vaz.

Além disso, técnicos do Centro de Operações Rio utilizam dados meteorológicos e imagens de câmeras de monitoramento para identificar os locais com maior incidência de bolsões d’água.

Atuação preventiva com base no histórico de chuvas

O planejamento da Operação Abre Ralo considerou as áreas mais atingidas pelas últimas tempestades. A equipe mapeou ralos com tampas emperradas, quebradas ou bloqueadas por resíduos. Com apoio dos subprefeitos, as regiões da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e diversos bairros das Zonas Norte e Oeste receberam atenção especial.

“Estamos de plantão durante a madrugada para atuar em emergências e minimizar possíveis danos,” afirmou Diego Vaz.

Resultados esperados e continuidade da ação

A Secretaria Municipal de Conservação afirmou que a operação continuará ao longo da semana, com o monitoramento das condições climáticas. Com a atuação preventiva, a expectativa é reduzir significativamente os impactos das chuvas fortes previstas.

A população pode contribuir ao evitar o descarte irregular de lixo em vias públicas, o que compromete a eficiência do sistema de drenagem.

Fonte: prefeitura.rio/band.uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.