A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em colaboração com a Polícia Civil da Bahia, realiza, nesta segunda-feira (6), uma grande operação contra integrantes do Comando Vermelho (CV). O objetivo é desarticular uma célula criminosa responsável por extorsões mediante sequestro e cárcere privado, com atuação tanto no Rio quanto no estado da Bahia. As equipes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nos bairros do Jacaré, Triagem e Maria das Graças, localizados na Zona Norte do Rio.
Durante a operação, Ricardo Cardoso Almeida, de 61 anos, foi detido. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e tem uma extensa ficha criminal, com diversas passagens por crimes violentos cometidos ao longo de duas décadas. De acordo com a Polícia Civil, Almeida acumula anotações por roubos a transeuntes, roubos a residências e cargas, tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, desobediência e lesão corporal provocada por atropelamento.
Ação Contra o CV
O Comando Vermelho é uma das maiores facções criminosas do Brasil e, recentemente, suas atividades se expandiram para o sequestro de vítimas, muitas vezes com o objetivo de extorquir grandes quantias de dinheiro de familiares. Os criminosos costumam realizar cárceres privados e extorsões, intensificando a sensação de insegurança na população.
A operação desta segunda-feira visa, portanto, interromper essa rede criminosa e capturar os membros do CV envolvidos diretamente nesses crimes. As autoridades também destacam que a ação é parte de um esforço mais amplo para combater o tráfico de drogas e a violência associada à facção.
Desdobramentos da Operação
Além da prisão de Ricardo Almeida, as buscas continuam em endereços relacionados à facção criminosa. De acordo com a Polícia Civil, a operação não se limita apenas ao Rio de Janeiro, com ações também em Salvador, onde a facção tem conexões significativas. A expectativa é que outros membros do CV sejam capturados nas próximas horas.
Fontes: odia.ig.com.br