Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Guia on-line para pagamento do IPTU 2025 está disponível aos contribuintes.

O pagamento do IPTU 2025 no Rio de Janeiro já está disponível, com guias acessíveis a partir de 21 de janeiro por meio do portal Carioca Digital e aplicativo. O imposto, que incide sobre propriedades urbanas, teve um reajuste de 4,71%, de acordo com o IPCA-E, refletindo o cenário econômico do país. Isso significa que, por exemplo, quem pagava R$ 1.000,00 em 2024 verá um acréscimo de R$ 47,10 neste ano.

Os contribuintes têm duas opções para o pagamento: a cota única, com um desconto de 7%, que deve ser quitada até 7 de fevereiro de 2025, ou o parcelamento em até 10 vezes, com a primeira parcela também com vencimento em 7 de fevereiro. A Prefeitura iniciou a distribuição dos carnês físicos no dia 13 de janeiro, com um único código de barras para o pagamento da cota única ou da primeira parcela.

Facilidade no Acesso e Evite Golpes Digitais

A Prefeitura recomenda a emissão das guias online, disponível no site carioca.rio ou no aplicativo Carioca Digital, para maior comodidade e segurança. Os contribuintes devem estar atentos para não cair em fraudes digitais. A Secretaria Municipal de Fazenda alerta que não envia boletos por WhatsApp ou SMS e orienta a consulta apenas pelos canais oficiais, como o Carioca Digital e a Central 1746.

Além disso, é possível pagar o imposto via débito automático, solicitando o serviço diretamente com o banco, utilizando o código que acompanha a guia.

Calendário de Pagamento

O prazo para pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU é até 7 de fevereiro de 2025. Para quem optar pelo parcelamento, as parcelas deverão ser pagas nas seguintes datas:

  • 1ª parcela: 7 de fevereiro de 2025
  • 2ª parcela: 11 de março de 2025
  • 3ª parcela: 7 de abril de 2025
  • 4ª parcela: 8 de maio de 2025
  • 5ª parcela: 6 de junho de 2025
  • 6ª parcela: 7 de julho de 2025
  • 7ª parcela: 7 de agosto de 2025
  • 8ª parcela: 5 de setembro de 2025
  • 9ª parcela: 7 de outubro de 2025
  • 10ª parcela: 7 de novembro de 2025

Isenções e Benefícios

A legislação municipal oferece isenções e benefícios para grupos específicos, como aposentados, pensionistas e instituições sem fins lucrativos. Além disso, imóveis de baixo valor venal também podem ser isentos, ajudando a aliviar a carga tributária sobre cidadãos com menor capacidade de pagamento.

Com um aumento projetado de 5% na arrecadação de 2025 em relação ao ano anterior, o IPTU continua sendo uma das principais fontes de receita para a cidade, financiando serviços essenciais como saúde, educação e transporte público. Para mais informações e emissão das guias, os contribuintes podem acessar o site oficial da Prefeitura ou o Carioca Digital.

Fontes: https://www.mixvale.com.br/ prefeitura.rio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.