Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Descoberta ocorreu a 5.600 metros de profundidade no campo de Búzios, que agora recebe sua primeira unidade de alta capacidade.

P 74 No Campo De Buzios. Foto: Divulgação/Petrobras

Petrobras encontra mais petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras anunciou a descoberta de uma nova acumulação de petróleo na zona inferior ao reservatório principal do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A identificação ocorreu por meio de testes realizados a uma profundidade de 5.600 metros, utilizando perfis elétricos gerados por sonda introduzida em nova perfuração.

O material coletado ainda está em análise nos laboratórios da Petrobras. A empresa lidera o Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios, com 88,98% de participação, enquanto as chinesas CNOOC e CNPC detêm 7,34% e 3,67%, respectivamente. A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) atua como gestora dos contratos.

Nova unidade de produção entra em operação

Além da descoberta, a Petrobras iniciou neste sábado (15) a operação do FPSO Almirante Tamandaré (Búzios 7), a primeira unidade de alta capacidade instalada no campo. A plataforma tem potencial para produzir até 225 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás.

O sistema inclui 15 poços interligados à infraestrutura submarina, sendo sete produtores de óleo, seis injetores de água e gás, um conversível (produtor e injetor) e um injetor de gás. A expectativa da estatal é que o campo atinja a marca de 1 milhão de barris por dia até o segundo semestre de 2025. Até 2030, Búzios pode se tornar o maior campo de produção da Petrobras, com potencial para alcançar 2 milhões de barris diários.

Búzios: maior campo do mundo em águas ultraprofundas

Localizado a 189 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, o campo de Búzios opera desde 2015 e, em março de 2023, ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos. Em 2024, sua produção aumentou 2,40% em relação a 2023, representando 19,53% da produção marítima brasileira.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção média de petróleo e gás natural no Brasil foi de 4,322 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em 2024. Desse total, 3,358 milhões de barris diários (bbl/d) foram de petróleo. A camada do pré-sal foi responsável por 78% dessa produção, reforçando a importância estratégica dessas reservas para o setor energético nacional.

Fonte:
aratuon.com.br
jovempan.com.br
cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.