Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção eleitoral.

A Polícia Federal (PF) está investigando um esquema criminoso envolvendo a troca de vagas para consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) por apoio político nas eleições municipais de 2024. A operação, batizada de “Saúde Eleitoral”, cumpre, na manhã desta terça-feira (21), nove mandados de busca e apreensão em Queimados (RJ) e em Brasília. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de bens e o afastamento de alguns servidores públicos envolvidos no esquema.

A investigação teve início após uma denúncia encaminhada pela Câmara Municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, que relatou a fraude no agendamento de consultas através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A organização criminosa realizava o agendamento de vagas para consultas médicas em diversas especialidades, reservando-as para eleitores de interesse político. Essas vagas eram posteriormente “vendidas” em troca de apoio e votos nas eleições de 2024.

O Sisreg, que tem como objetivo organizar o acesso aos serviços de saúde e garantir a equidade no atendimento, foi manipulado para beneficiar grupos ligados a candidatos nas eleições. A reserva indevida de vagas, em violação aos princípios do SUS, era realizada por indivíduos com vínculos com a prefeitura de Queimados.

Os suspeitos poderão responder por crimes como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção eleitoral. Caso sejam condenados, as penas podem chegar a 24 anos de prisão. A PF também investiga a possível participação de outros servidores e políticos no esquema.

Até o momento, a Prefeitura de Queimados e a Câmara Municipal não se manifestaram sobre o caso, mas o espaço permanece aberto para eventuais declarações. A operação segue em andamento, e os investigadores buscam desmantelar a rede de corrupção que envolvia o SUS e o processo eleitoral no município.

Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ correiobraziliense.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.