Operação Rastreio apreende mais de 4 mil celulares em 24 horas — Foto: Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que cerca de 4,2 mil pessoas poderão ser indiciadas por receptação após o fim do prazo para devolução de celulares identificados como roubados ou furtados. Os usuários foram intimados e tiveram até esta quinta-feira (23) para devolver os aparelhos, mas parte deles não cumpriu a determinação.
A partir desta sexta-feira (24), a corporação iniciará os indiciamentos e poderá ir até a casa dos intimados.
— “Essas pessoas passarão a ter anotação criminal pelo crime de receptação. E ainda correm o risco de receber a Polícia Civil na sua residência”, afirmou o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.
Operação Rastreio: balanço e resultados
A medida faz parte da Operação Rastreio, criada para combater o roubo, furto e comércio ilegal de celulares no estado. Desde maio, quase 700 pessoas foram presas e mais de 10 mil aparelhos foram recuperados.
No “Dia D” da operação — realizado nesta quinta-feira — foram:
- 271 pessoas presas;
- Mais de 4 mil celulares apreendidos;
- Mais de mil estabelecimentos fiscalizados;
- 8 comércios interditados.
Todos os aparelhos passam por perícia, e os proprietários legítimos estão sendo identificados para receber os dispositivos de volta.
Alerta contra golpes
A Polícia Civil também fez um alerta para golpes envolvendo falsos agentes que enviam mensagens por SMS ou aplicativos, com links que supostamente informam sobre a recuperação de celulares roubados.
A orientação é clara:
- Não clicar em links suspeitos;
- Conferir os números oficiais das delegacias no site da Polícia Civil.