Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Criminoso de 61 anos comanda o Comando Vermelho na região e está foragido desde 2019, apesar de extensa ficha criminal

Antônio Ilário Ferreira, conhecido como Rabicó, voltou ao centro das atenções nesta quinta-feira (11), quando mais de mil agentes de segurança realizaram uma nova fase da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. As forças estaduais tentam frear a expansão territorial do Comando Vermelho (CV), facção que o traficante comanda na região há décadas.

Principal liderança criminosa do Salgueiro

Rabicó, de 61 anos, é considerado uma das figuras mais influentes do Comando Vermelho. Ele comanda o tráfico no Salgueiro e mantém forte estrutura armada. As equipes tentam cumprir 44 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão ligados à atuação do grupo.

Histórico criminal extenso e atuação interestadual

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro registra contra Rabicó processos por:

  • homicídio,
  • tentativa de homicídio,
  • tráfico de drogas,
  • associação e organização criminosa,
  • porte e posse ilegal de arma de fogo.

A polícia localizou e prendeu o traficante em 2008, em Mamanguape (PB), onde vivia com a família enquanto se passava por empresário. Após ser capturado, ele foi condenado a mais de 27 anos de prisão, segundo o Portal dos Procurados.

Passagem por presídios no RJ e no MS

Rabicó cumpriu pena no Complexo de Gericinó, em Bangu, e em uma unidade de segurança máxima em Campo Grande (MS). Mesmo encarcerado, segundo investigações, ele continuou transmitindo ordens para comparsas do Comando Vermelho.

Em 2014, a polícia encontrou R$ 3 milhões enterrados em tonéis na mata da Mangueira e do Salgueiro, além de 50 kg de cocaína e armas. Os investigadores apontaram Rabicó como dono do dinheiro e responsável pela operação criminosa.

Fuga após decisão do STF

Em 2019, o traficante recebeu do Supremo Tribunal Federal o direito de aguardar em liberdade o julgamento de um recurso. Após a saída temporária autorizada, ele não retornou à prisão e permanece foragido até hoje.

As forças de segurança afirmam que, mesmo fugitivo, Rabicó continua exercendo influência direta na estrutura do CV no Salgueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Proposta buscava impedir contratação pública de artistas acusados de apologia ao crime em eventos com público infantojuvenil

Equipe de Fernando Diniz cresce no segundo tempo, empata com Rayan e decide com Vegetti no Maracanã

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (2)
Anfíbio ameaçado de extinção é registrado pela primeira vez em unidade de conservação de Petrópolis

Espécie rara da Mata Atlântica foi flagrada no Monumento Natural da Serra da Maria Comprida e reforça a importância da preservação ambiental na Região Serrana.

IMAGENS PARA O SITE (1)
Anac aprova venda assistida do Aeroporto do Galeão e leilão será em 2026

Edital autoriza leilão simplificado do Galeão em 2026, prevê nova modelagem financeira, saída da Infraero e contribuição variável sobre faturamento.

IMAGENS PARA O SITE (47)
PF desarticula esquema milionário de fraudes na Justiça do Trabalho no RJ

Operação Apócrifo investiga desvio de mais de R$ 15 milhões em alvarás judiciais.