Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Modernização do espaço inclui melhorias em ginásio, piscina e áreas esportivas, beneficiando mais de mil alunos.

A Prefeitura do Rio entregou, neste domingo (16/02), a reforma da Vila Olímpica Vereador Jorginho da SOS, localizada no Complexo do Alemão. Com um investimento de R$ 3 milhões, a revitalização foi conduzida pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura. O espaço, que atende moradores da comunidade e adjacências, passou por uma série de melhorias em suas instalações, incluindo a reforma do ginásio poliesportivo, piscina e áreas de lazer.

O prefeito Eduardo Paes, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Wanderson José dos Santos, e o Presidente da Rio Luz, Rafael Thompson, participaram da cerimônia de entrega. Durante o evento, Paes fez questão de homenagear o Professor Anderson Sandes, que dá nome ao ginásio, ressaltando sua dedicação ao esporte e à educação das crianças do Alemão.

Reforma e modernização de toda a infraestrutura

A revitalização contemplou reformas completas em várias instalações da Vila Olímpica, com destaque para a reforma do prédio administrativo. O local recebeu novos revestimentos, esquadrias, divisórias, pintura, e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e de combate a incêndio. Além disso, o ginásio poliesportivo passou por reformas no piso, alambrados, cobertura e vestiários.

O parque infantil também foi revitalizado, com a instalação de novos brinquedos, bancos e grama sintética. A Academia de Terceira Idade recebeu manutenção em seus aparelhos e reforma do piso. A pista de atletismo foi totalmente requalificada com a aplicação de piso emborrachado, substituição das grelhas de drenagem e dos projetores. A piscina, que estava bastante deteriorada, foi recuperada com troca de revestimento e manutenção dos sistemas elétrico e hidráulico.

A iluminação do local foi modernizada pela Companhia Municipal de Iluminação Pública (Rioluz), que instalou 58 luminárias de LED, 56 projetores, 46 postes de fibra e 308 metros de novo cabeamento. A modernização oferece maior segurança e eficiência energética à Vila Olímpica.

Mais de mil alunos atendidos com 28 modalidades esportivas gratuitas

A Vila Olímpica atende atualmente 1.088 alunos, oferecendo 28 modalidades esportivas gratuitas, como basquete, futebol, natação, hidroginástica e vôlei. O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, destacou a importância da reforma para o desenvolvimento de atividades esportivas de qualidade na comunidade.

“Com a reforma, a Vila Olímpica oferece novas condições para a prática de esportes, beneficiando não apenas as crianças e adolescentes, mas também a terceira idade”, disse o secretário.

Flávia Pereira Xavier, moradora do Complexo do Alemão e aluna de hidroginástica, alongamento e ginástica, comemorou as melhorias no espaço. “A reforma, especialmente da piscina, ficou excelente. A Vila Olímpica é essencial para a nossa saúde, e a qualidade de vida que ela proporciona é visível em nossa rotina”, afirmou.

Expansão do acesso ao esporte na cidade

A Secretaria Municipal de Esportes administra 28 equipamentos esportivos no Rio, incluindo 26 Vilas Olímpicas, o Parque Radical de Deodoro e o Velódromo Olímpico da Barra. Em 2024, mais de 60 mil alunos se inscreveram em atividades gratuitas nas unidades, e já no primeiro semestre de 2025, o número de inscritos ultrapassou 40 mil.

Fontes: prefeitura.rio/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.