Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projeto de revitalização do Centro do Rio ganha destaque no maior evento de cidades inteligentes das Américas, com foco em repensar espaços urbanos para qualidade de vida.

O projeto de revitalização do Centro do Rio, o “Reviver Centro”, foi um dos destaques no Smart City Expo Curitiba 2025, o maior evento de cidades inteligentes das Américas, que ocorre até esta quinta-feira (25/03) na capital paranaense. Durante o evento, um painel especial foi dedicado a discutir como transformar espaços urbanos para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Revitalização do Centro: Da Desocupação à Transformação

O vereador Pedro Duarte (Novo), um dos grandes responsáveis pela implementação do projeto Reviver Centro, representou o Rio no debate. Ele destacou as ações que têm transformado o Centro da cidade, que anteriormente enfrentava um cenário de imóveis comerciais vazios e degradação. O objetivo da revitalização é claro: atrair novos moradores e transformar a área em um polo residencial vibrante.

Duarte ressaltou que, antes das intervenções, sete em cada dez imóveis da região estavam desocupados. Para mudar essa realidade, foram adotados incentivos como isenção de IPTU e ISS para obras de adaptação, concessão de potencial construtivo e a implementação de mudanças urbanísticas. Essas ações ajudaram a atrair novos investimentos e já começam a dar resultados concretos, com a meta de dobrar a população do Centro Histórico do Rio, passando de 12 mil para 24 mil habitantes até 2027.

Transformando a Infraestrutura: Uma Nova Vida para o Centro

“Nosso objetivo sempre foi transformar imóveis comerciais em residenciais. O Centro já possui infraestrutura e localização privilegiada, o que é atraente para quem deseja investir. Criamos um ambiente favorável para novos empreendimentos e moradores, preservando, ao mesmo tempo, as características históricas do bairro”, explicou o vereador Pedro Duarte.

Compartilhando Experiências de Revitalização Urbana

O painel também foi uma oportunidade para compartilhar boas práticas de revitalização urbana entre as cidades participantes. O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, apresentou o projeto “Curitiba de Volta ao Centro”, que, assim como o Reviver Centro, busca reverter a degradação de áreas centrais da cidade. Segundo Martins, a iniciativa já trouxe resultados promissores, com um aumento da confiança dos moradores e um movimento crescente de empresários no centro histórico da capital paranaense.

“O curitibano não gosta de ver sua região histórica abandonada. Agora, com as ações que estamos implementando, vemos a confiança das pessoas voltando, e a economia local já está sendo impactada positivamente”, afirmou Martins.

Além de Martins, o evento contou com a presença de Betty Chemier, do Laboratório de Aceleração da ONU no Panamá, e Caio Esteves, especialista em urbanismo e planejamento das cidades.

Fontes: diariodorio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.