Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O aumento nas viagens de negócios no início de 2025 impulsiona o Rio de Janeiro, que se destaca como o principal destino para viajantes corporativos.

O turismo corporativo no Brasil apresentou um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 47% nas viagens a trabalho em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento, realizado pela VOLL, agência especializada em viagens corporativas, revelou que, mesmo com o ticket médio das passagens registrando alta de 14%, o número de viajantes domésticos subiu expressivamente.

Calendário favorável e aumento da demanda

A explicação para esse salto está diretamente relacionada ao calendário mais favorável de 2025. Segundo Luiz Moura, cofundador da VOLL, o aumento de dias úteis entre o réveillon e o carnaval foi crucial para esse crescimento. “Em 2025, tivemos mais de 40 dias úteis, enquanto em 2024 foram apenas 29. Isso permitiu que empresas antecipassem reuniões, convenções e eventos, aproveitando uma janela de oportunidade antes do carnaval”, afirmou Moura.

Esse comportamento foi confirmado pelos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em fevereiro de 2025, o mercado doméstico registrou 7,2 milhões de passageiros, o maior número para o mês nos últimos cinco anos, marcando uma alta de 7% em comparação a fevereiro de 2024.

Rio de Janeiro lidera como destino corporativo

O estudo também destacou os principais destinos para viajantes corporativos, com Rio de Janeiro na frente. O Aeroporto Santos Dumont liderou o ranking de embarques a partir de São Paulo, seguido por Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. A recuperação e o crescimento do turismo de negócios no Rio consolidam a cidade como o principal destino corporativo do Brasil.

O impacto econômico do turismo corporativo

Durante o evento Primeira Classe, promovido pela VOLL em março, o presidente do conselho de turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze, destacou o papel central das viagens de negócios para a economia nacional. Ele ressaltou que “tradicionalmente, o turismo corporativo puxa o turismo nacional”, acrescentando que o PIB brasileiro cresceu 3,4% em 2024, superando as expectativas. Além disso, a queda do desemprego, que atingiu 6,2%, e o aumento no poder de compra também influenciaram positivamente a demanda por viagens de negócios.

Desempenho do setor em 2024

O setor de turismo no Brasil fechou 2024 com um faturamento de R$ 207 bilhões, um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. O bom desempenho do turismo corporativo tem sido um dos principais motores desse crescimento.

Fontes: diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.