Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Projeto de preservação histórica e ambiental inclui mutirão de limpeza na Pedra do Arpoador, com placas informativas sobre patrimônio carioca.

Rio Memórias Amplia Iniciativa Histórica com Ação no Arpoador

O Rio Memórias, museu virtual dedicado à história do Rio de Janeiro, dará início à segunda etapa do projeto “Aqui Tem Memória” neste sábado (22/02), às 8h. A ação, que visa destacar pontos históricos e culturais da cidade, será marcada pela instalação de placas informativas em locais estratégicos, com um foco especial na preservação ambiental. No Arpoador, o evento contará com um mutirão de limpeza em parceria com a ONG Bota pra Girar, buscando conscientizar os participantes sobre a importância da preservação tanto do patrimônio natural quanto histórico.

Placas Interativas e Acessibilidade: Conectando Passado e Futuro

A ação inclui a instalação de placas interativas em pontos de grande importância cultural, como as estátuas de Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi e na Colônia de Pescadores (Posto 6), além da icônica Pedra do Arpoador. Cada placa contará com um código QR, que direciona os visitantes ao site do Rio Memórias, proporcionando informações em português e inglês, além de áudios descritivos e ferramentas de acessibilidade para garantir uma experiência inclusiva para todos.

Conscientização e Ação: Voluntariado e Preservação

O evento de limpeza será aberto ao público e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo Sympla. O mutirão contará com a participação dos voluntários, que receberão um kit com sacola e copo ecológico, além de orientações sobre a separação do lixo e o impacto positivo da reciclagem. Antes do início da coleta de resíduos, os participantes também poderão participar de uma aula de alongamento preparatório, promovendo saúde e bem-estar.

Lívia Baião, diretora do Rio Memórias, reforça a conexão entre a preservação da memória e do meio ambiente: “Preservar o meio ambiente é preservar nossa história. Só cuidamos do que conhecemos, e conhecer a história de um lugar cria um vínculo afetivo que gera cuidado.”

Programação Completa do Evento

  • 8h – Encontro na estátua de Tom Jobim (Arpoador)
  • 8h30 – Deslocamento até a Pedra do Arpoador
  • 9h00 – Distribuição de kits e alongamento
  • 9h30 – Orientações gerais e início da coleta de resíduos
  • 10h30 – Separação e organização dos resíduos
  • 11h00 – Encerramento

Patrocínios e Apoios

O projeto conta com o patrocínio de Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O apoio também vem da Light S.A., Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio, Banco BTG Pactual e Elogroup, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Como Participar

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla. O evento está sujeito à lotação e conta com 50 vagas para voluntários. A ação é uma oportunidade para todos os cidadãos que desejam contribuir com a preservação do patrimônio carioca e ambiental.

Serviço

Evento: “Aqui Tem Memória Arpoador”
Local: Pedra do Arpoador (Av. Francisco Bhering, s/n – Ipanema)
Data: Sábado, 22 de fevereiro, das 8h às 11h30
Inscrições: Sympla – Voluntariado Arpoador
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 50 vagas

Fontes: universodoseguro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.