Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

rodução pode alcançar 325,7 milhões de toneladas, impulsionada pelo aumento da área plantada e melhora na produtividade das lavouras.

O Brasil deve registrar um novo recorde na produção de grãos em 2024/25, com estimativa de 325,7 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 9,4% em relação à safra anterior, segundo o 5º Levantamento da Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (13). O resultado reflete tanto o aumento de 2,1% na área cultivada, que pode atingir 81,6 milhões de hectares, quanto a recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, estimada em 3.990 quilos por hectare.

Milho e soja impulsionam o crescimento

A produção de milho deve chegar a 122 milhões de toneladas, alta de 5,5% em relação ao ciclo anterior. A colheita da primeira safra já avançou sobre 13,3% da área plantada, com produtividade média 9,9% superior à de 2023/24. A expectativa para a segunda safra é de crescimento de 6,4%, com produção estimada em 96 milhões de toneladas. O clima favorável tem contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras.

A soja também deve alcançar um patamar histórico, com produção prevista de 166 milhões de toneladas, 18,3 milhões a mais que na safra passada. O avanço resulta da combinação entre ampliação da área cultivada e melhora da produtividade. Estados como Paraná, Santa Catarina e parte do Centro-Oeste apresentaram condições climáticas favoráveis. No entanto, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul enfrentaram restrição hídrica desde dezembro.

Arroz e feijão também registram crescimento

A produção de arroz deve alcançar 11,8 milhões de toneladas, alta de 11,4% em comparação com a safra passada. O plantio cresceu 6,4%, e o Rio Grande do Sul, principal produtor do país, segue monitorando os impactos do calor e da falta de chuva em algumas regiões.

Já o feijão deve totalizar 3,3 milhões de toneladas, considerando as três safras. A primeira já tem 47% da área colhida, enquanto as demais estão em fase inicial. A segunda safra pode render 1,46 milhão de toneladas, enquanto a terceira deve alcançar 778,9 mil toneladas.

Algodão e trigo fecham o panorama

A cultura do algodão deve atingir 3,8 milhões de toneladas de pluma, consolidando um novo recorde. A área plantada cresceu 4,8%, e a semeadura já ultrapassou 87% do esperado. No caso do trigo, a estimativa inicial aponta para 9,1 milhões de toneladas. O plantio começa em abril no Paraná e em maio no Rio Grande do Sul, que respondem por 80% da produção nacional.

Impacto no mercado e exportações

O aumento na produção deve impactar o mercado interno e externo. A demanda interna de milho deve atingir 86,9 milhões de toneladas, enquanto as exportações devem recuar levemente para 34 milhões de toneladas devido ao consumo interno aquecido.

Já o arroz deve ampliar sua presença no comércio exterior, com expectativa de exportação de 2 milhões de toneladas. A valorização do grão no mercado internacional pode favorecer os produtores brasileiros.

Fontes:
band.uol.com.br
bpmoney.com.br
globorural.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.