Na manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) apreendeu 10 pranchas de Stand Up Paddle (SUP) e materiais esportivos na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A ação, realizada por volta das 5h, visou combater a ocupação irregular da orla por escolinhas sem alvará da prefeitura.
Durante a operação, também foram apreendidos três coletes salva-vidas e três remos, encontrados na altura do Posto 6. Segundo a prefeitura, os equipamentos estavam sendo utilizados por escolinhas sem autorização, caracterizando ocupação irregular do espaço público.
De acordo com a resolução publicada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) em junho, a prática de SUP só pode ser conduzida por professores com alvará expedido pela prefeitura. Entre as exigências estabelecidas estão aulas com no máximo 25 alunos por turma, um instrutor uniformizado para cada cinco praticantes, uso obrigatório de colete salva-vidas, strap preso à prancha durante a prática, kit de primeiros socorros disponível, comunicação por rádio entre instrutores e equipe de apoio, monitoramento constante com binóculo ou monóculo e observância aos alertas meteorológicos da Marinha e órgãos oficiais.
Na operação, seis tendas montadas irregularmente na areia também foram fiscalizadas. O material apreendido foi levado para o depósito da SEOP, em Bonsucesso.
O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, afirmou que a prática esportiva é parte da identidade do Rio, mas precisa respeitar as normas. Segundo ele, manter a regulamentação é essencial para que a orla, um dos maiores cartões-postais do mundo, não se transforme em cenário de desordem.
Na última terça-feira, a SEOP já havia realizado uma ação semelhante, quando outras seis pranchas de SUP foram apreendidas em Copacabana.
Fontes:
tupi.fm