Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Operação Torniquete deixa rastro de destruição e luto enquanto forças de segurança enfrentam traficantes em áreas dominadas pelo Comando Vermelho.

 Foto: Reprodução/TV Globo

Em mais uma fase da “Operação Torniquete”, os complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, enfrentaram mais de 15 horas de intensos tiroteios nesta sexta-feira (24). A operação, que mobilizou cerca de 500 agentes das polícias Militar e Civil, tinha como objetivo combater o roubo de veículos e cargas e conter o avanço de facções criminosas.

A ação começou às 4h, com policiais cercando as comunidades. Traficantes reagiram, e a troca de tiros se espalhou por vários pontos dos complexos. Casas foram atingidas por disparos, barricadas bloquearam vias e granadas foram lançadas por drones, segundo moradores.

Vídeo de moradores do Complexo do Alemão

Cinco Mortos e Nove Feridos

Entre as vítimas fatais, destaca-se o jardineiro Carlos André Vasconcellos dos Santos, de 35 anos, atingido por uma bala perdida enquanto tomava café perto do BRT da Penha. Um menor de 16 anos, identificado como suspeito de envolvimento com o tráfico, também morreu durante a operação. Outros mortos incluem Geraldo Carlos Barbosa dos Reis, de 67 anos, e dois homens de 53 e 21 anos, sendo este último identificado como Ryan Muniz de Oliveira.

Os feridos incluem o policial militar Diogo Marinho Rodrigues Jordão, do Batalhão de Choque, baleado e hospitalizado em estado gravíssimo no Hospital Getúlio Vargas. Uma moradora de 18 anos foi atingida na cabeça enquanto estava deitada na cama ao lado do filho. Outros feridos, incluindo Wander Souza dos Santos, de 21 anos, e Nathalicia Joventino da Cunha, de 48 anos, foram socorridos em unidades de saúde e apresentam quadros estáveis.

Apreensões e Descobertas

Durante a operação, agentes localizaram cerca de 1 tonelada de drogas em uma casa na comunidade da Fazendinha, além de uma estufa de maconha e uma mala com pasta base de cocaína. Um desmanche de veículos roubados foi encontrado, e eletrodomésticos variados, incluindo geladeiras e televisores, foram apreendidos em uma casa na Chatuba.

As forças de segurança também removeram barricadas instaladas por criminosos e apreenderam armas, incluindo uma granada. A operação, embora voltada ao enfrentamento do crime organizado, gerou críticas de moradores, que registraram danos significativos em suas residências e relataram episódios de pânico.

Impactos e Desafios

O dia de confrontos afetou diretamente a rotina dos moradores. Quatro clínicas da família ficaram fechadas, e 15 linhas de ônibus precisaram alterar seus itinerários. Nas redes sociais, vídeos mostraram o rastro de destruição nos becos das comunidades.

Os complexos do Alemão e da Penha são conhecidos como redutos estratégicos do Comando Vermelho (CV). No Alemão, lideranças como Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, e Fhillip da Silva Gregório, o Professor, comandam as operações criminosas. Já na Penha, Edgar Alves de Andrade, o Doca, é apontado como um dos principais chefes do tráfico.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro defendeu a operação como uma resposta necessária ao avanço do crime organizado, enquanto organizações sociais questionaram os impactos para a população local. A “Operação Torniquete” segue como uma estratégia permanente das forças de segurança para reduzir índices de criminalidade e recuperar territórios dominados por facções.

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.