Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Veículo itinerante da campanha Agosto Laranja ficará na Praça da Inconfidência em Petrópolis oferecendo consultas e conscientização sobre tuberculose nesta sexta‑feira.

Petrópolis (RJ) – A cidade recebe nesta sexta-feira (22/08), das 9h às 15h, a unidade móvel “TB sobre rodas”, ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro para prevenção, diagnóstico precoce e conscientização sobre a tuberculose. A iniciativa faz parte da campanha “Agosto Laranja” e estará estacionada na Praça da Inconfidência, no Centro da cidade, com estrutura completa de consultório e apoio à população.

A unidade móvel TB sobre rodas integra o Circuito TB Sobre Rodas, que em agosto percorre diversos municípios do estado oferecendo atendimentos individuais e atividades educativas sobre a tuberculose. Em Petrópolis, a operação será realizada na Praça da Inconfidência, no Centro, entre 9h e 15h — com foco em ampliar o acesso à informação e facilitar o diagnóstico inicial da doença.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e dados do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro apresenta uma das maiores taxas de incidência de tuberculose no Brasil, com aproximadamente 18 mil casos anuais. A mortalidade também é elevada: entre 2022 e 2023, foram registradas cerca de cinco mil mortes no país, sendo cerca de 800 no estado do RJ.

Apesar deste cenário preocupante, Petrópolis demonstra avanços: a taxa de mortalidade caiu de 5,4% em 2023 para 3,2% em 2024, e até o momento de 2025 já registra apenas 1,8%, segundo o painel estadual de Tuberculose. Foram notificados 142 novos casos em 2023, 147 em 2024 e, até agora em 2025, 69 casos confirmados. Dos casos notificados em anos anteriores, 95 foram da forma pulmonar da doença — a mais transmissível —, 34 foram extrapulmonares e oito apresentaram ambas as formas.

O atendimento itinerante em locais públicos como a Praça da Inconfidência é estratégico para alcançar populações vulneráveis, reduzir o atraso no diagnóstico e oferecer tratamento mais cedo. A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer órgãos como rins, pele e cérebro. O diagnóstico rápido e o tratamento com antibióticos — geralmente por seis meses — são essenciais para interromper a cadeia de transmissão.

A campanha “Agosto Laranja” destaca a importância da informação pública e mobilização social para combater a tuberculose — considerada uma doença negligenciada — reforçando a necessidade de ação rápida e efetiva.

Fontes:
petropolis.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Crime aconteceu dentro da casa da vítima; suspeito foi localizado enquanto trabalhava em shopping

Troca de tiros termina com um suspeito morto, oito pessoas feridas e ao menos cinco veículos atingidos na Zona Norte do Rio

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (10)
Vasco resiste à saída de Rayan, e Bournemouth aguarda definição nesta semana

Clube inglês acena com proposta que pode chegar a 35 milhões de euros, enquanto diretoria vascaína tenta segurar o atacante e buscar valores mais altos

IMAGENS PARA O SITE (11)
Embarcação com seis pescadores desaparece após sair de Niterói; buscas se concentram em Maricá

Embarcação Funelli deveria retornar nesta semana; Marinha mantém operação de busca e salvamento.

IMAGENS PARA O SITE (10)
Queda de helicóptero em Guaratiba deixa três pilotos mortos; vítimas eram da FAB, Bombeiros e aviação civil

Aeronave fazia voo de instrução quando caiu em área de mata na Zona Oeste do Rio de Janeiro.