Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Adolescente de 16 anos foi atingido na cabeça e no pé por estrutura usada em missa; ventos fortes teriam provocado o acidente.

Foto: Reprodução
Um turista chileno de 16 anos ficou ferido na manhã desta quinta-feira (17), ao ser atingido por um pedestal próximo à base do monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estrutura fazia parte da montagem para uma missa no local e caiu após uma forte rajada de vento, no momento em que o jovem atravessava uma área isolada.

Estrutura caiu durante preparação de missa

De acordo com o Santuário Cristo Redentor, o pedestal era confeccionado com fibra de carbono reciclada. Ele media cerca de 1,5 metro de altura e era utilizado como suporte da imagem de Nossa Senhora Aparecida durante as celebrações religiosas. No entanto, tanto o adolescente quanto sua mãe afirmaram aos socorristas que o objeto parecia ser de ferro.

Enquanto os funcionários preparavam a cerimônia, o jovem passou por um “cercadinho” e foi atingido pela peça derrubada pelo vento. A equipe do santuário prestou os primeiros atendimentos antes da chegada da UTI Móvel do ICMBio.

Atendimento imediato e sintomas relatados

A Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), posicionada no Alto Corcovado, socorreu o adolescente entre 10h36 e 11h03. O boletim médico confirmou contusão leve na cabeça, escoriações no pé esquerdo e sintomas como dor, náusea e cefaleia. Após receber medicação, ele foi liberado em boas condições, acompanhado pela mãe.

Segundo o ICMBio, a UTI Móvel foi instalada no local após a morte de um turista gaúcho em março. Jorge Alex Duarte sofreu um mal súbito ao subir as escadarias do Cristo e não resistiu antes da chegada do SAMU.

Divergências e responsabilidade

Embora o santuário reforce que segue rigorosamente os protocolos de segurança em todas as celebrações, o caso levanta questionamentos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que não recebeu nenhum pedido formal de autorização para a instalação de estruturas provisórias no monumento — o que é obrigatório por se tratar de um bem tombado federalmente.

O ICMBio destacou que todos os eventos na área de visitação devem passar por consulta e autorização prévia do Iphan. Além disso, reiterou que a circulação no platô do Cristo deve permanecer livre durante o horário de visitação, das 7h às 19h.

Compromisso com segurança

Em nota oficial, o Santuário Cristo Redentor lamentou o incidente e reforçou seu compromisso com a segurança dos visitantes. A instituição destacou que o monumento é um espaço sagrado e de acolhimento, mas também um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

Apesar da gravidade potencial da situação, o adolescente saiu sem ferimentos graves. O episódio, no entanto, acendeu um alerta sobre a necessidade de reforço nos protocolos de segurança, especialmente em eventos que envolvam estruturas próximas ao público.

Fontes:
g1.globo.com
odia.ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.