Reprodução / TV Globo
Uma forte ventania atingiu a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (7), arrastando 48 praticantes de stand up paddle mar adentro. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram surpreendidas pelas rajadas de vento, que chegaram a 52,9 km/h, dificultando o retorno à orla. Apesar da situação, nenhum ferido foi registrado.

Foto: Reprodução/TV Globo
O resgate mobilizou motos aquáticas, botes infláveis e uma lancha, com equipes atuando ao longo da faixa de areia e no mar. Muitos dos praticantes foram arrastados por mais de um quilômetro, enquanto outros buscaram abrigo próximo ao Forte de Copacabana e ao Rio Othon Palace. Uma das pranchas chegou a quebrar devido à força do vento.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a ventania faz parte de uma frente fria que se aproxima da cidade, e as rajadas podem alcançar até 70 km/h ao longo do dia. O mar também estava bastante agitado, aumentando os riscos para a prática do esporte.
Este não é o primeiro episódio de ventania que coloca praticantes de stand up paddle em perigo. Em junho, mais de 70 pessoas foram resgatadas na Praia do Leme em situação similar, o que motivou a Prefeitura a anunciar ajustes para regulamentar e aumentar a segurança na prática do esporte aquático.
O Corpo de Bombeiros orienta que, em dias de ventania ou mar agitado, a população evite atividades aquáticas e siga sempre as instruções das equipes de segurança.