Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Verão no Rio terá temperaturas elevadas, redução de sistemas de chuva e máximas que podem chegar a 37°C, segundo previsão da Climatempo

O verão no Hemisfério Sul começa neste domingo (21), às 12h03, e estreia no Rio de Janeiro com sol predominante e temperatura máxima próxima dos 32°C.

Segundo a Climatempo, a estação será mais quente que a média histórica; além disso, deve apresentar volumes de chuva abaixo do normal em diversas regiões do estado.

A tendência reforça um cenário de calor persistente; portanto, moradores devem enfrentar dias mais abafados, especialmente durante a tarde e o início da noite.

Menor frequência de sistemas de chuva preocupa especialistas

De acordo com a meteorologista Hana Silveira, da Climatempo, frentes frias e corredores de umidade devem atuar com menor frequência neste verão no Rio de Janeiro.

Além disso, a formação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul, típicas da estação, tende a ocorrer de forma mais espaçada, o que reduz a regularidade das chuvas.

Com isso, as precipitações devem ocorrer de maneira irregular; geralmente, elas surgem pela combinação entre calor intenso e umidade elevada.

Diferenças regionais marcam a previsão no estado

Embora a capital fluminense ainda possa registrar chuva dentro da média sazonal, grande parte do estado deve enfrentar um verão mais seco.

Segundo os meteorologistas, as regiões Norte e Noroeste Fluminense apresentam maior risco de déficit de precipitação; entretanto, áreas do Sul Fluminense podem registrar mais pancadas.

Ainda assim, o calor predomina em todas as regiões, favorecendo dias consecutivos de altas temperaturas e sensação térmica elevada.

Calor aumenta ao longo da semana e segue no Natal

Neste domingo, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite; no entanto, o sol aparece ao longo do dia.

A partir de segunda-feira (22), um sistema de alta pressão deixa o tempo mais estável; consequentemente, as temperaturas seguem em elevação.

Na terça-feira (23), os termômetros podem atingir 37°C; além disso, o calor intenso deve persistir durante o Natal, nos dias 24 e 25 de dezembro.

Fontes: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Vítima sem envolvimento em briga foi atingida por disparo próximo ao Posto 12, na Zona Oeste do Rio

Traficante era alvo de ofensiva que neutralizou 117 criminosos nos complexos do Alemão e da Penha

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Piloto de avião que caiu em Copacabana estava no primeiro dia de trabalho

Aeronave monomotor caiu no mar após deixar o Aeroporto de Jacarepaguá. Investigação apura as causas do acidente fatal.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Alerj promulga novas leis após derrubada de vetos do executivo no Rio de Janeiro

assembleia derruba vetos do governo e promulga 10 leis que impactam segurança pública, saúde, transporte e direitos do consumidor

IMAGENS PARA O SITE (12)
Agora é Lei: Refugiados e resgatados da escravidão terão vagas de emprego no Rio de Janeiro

lei sancionada por cláudio castro garante reserva de vagas em empresas prestadoras de serviço ao estado do Rio