Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O icônico prédio, conhecido por sua torre-relógio art déco, passará por retrofit e se tornará um novo residencial no coração da cidade.

O histórico Edifício Mesbla, situado no Centro do Rio, foi finalmente vendido e passará por um projeto de retrofit, transformando-se em um complexo residencial. A torre-relógio, que por décadas foi um marco na paisagem da cidade, com 100 metros de altura e estilo art déco, será preservada. O prédio será convertido em residências através do programa municipal Reviver Centro, que busca revitalizar a área com novos empreendimentos habitacionais.

A São Carlos, administradora imobiliária responsável pela venda, havia adquirido o imóvel em 2003 do Banco de Crédito Nacional, incorporado ao Bradesco. O edifício será rebatizado de Passeio 56, e o projeto permitirá a criação de 122 apartamentos, além de duas unidades comerciais, totalizando 15,5 mil m² de área construída.

Embora o nome do comprador não tenha sido oficialmente revelado, fontes do mercado indicam que a incorporadora responsável pela transação é a Inti Empreendimentos. A empresa confirma que o lançamento do residencial está previsto para abril de 2025, com um valor estimado de vendas de R$ 120 milhões. O CEO da São Carlos, Gustavo Mascarenhas, destacou que o imóvel, originalmente projetado para ser residencial pelo arquiteto Henri Sajous, é perfeito para esse novo uso, devido à presença de elementos como sacadas em sua arquitetura.

Com a venda, a São Carlos embolsa R$ 21,7 milhões e também garantirá 30% do potencial construtivo em áreas valorizadas da cidade, o que representa uma vantagem estratégica para a empresa, conforme o programa Reviver Centro. O objetivo é comercializar esse potencial construtivo em bairros próximos e transformar a região.

Enquanto o edifício 56 passará a ser residencial, o prédio 42, vizinho ao Mesbla, continuará com seu uso corporativo, e já está ocupado por grandes empresas. O projeto de conversão foi aprovado em 2023, e os atuais inquilinos do Passeio 56 serão transferidos para o edifício adjacente, liberando espaço para a revitalização.

Além de seu valor histórico e arquitetônico, o Edifício Mesbla é lembrado por sua loja de departamentos, que funcionou no local até 1999. Recentemente, a loja foi ocupada pela Americanas, que desocupou o imóvel em 2023 devido a uma crise financeira. Apesar da venda, o térreo do prédio continuará sendo de propriedade da São Carlos.

O Reviver Centro tem incentivado a transformação de prédios antigos em residenciais, atraindo investidores para a área. Projetos como o do Edifício Glória, da Brookfield, e o Casa Mauá, lançado pelo Opportunity, estão revitalizando o Centro, com foco em imóveis compactos e proximidade de estações de metrô.

Fontes: diariodorio.com/agendadopoder.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.