Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

O icônico prédio, conhecido por sua torre-relógio art déco, passará por retrofit e se tornará um novo residencial no coração da cidade.

O histórico Edifício Mesbla, situado no Centro do Rio, foi finalmente vendido e passará por um projeto de retrofit, transformando-se em um complexo residencial. A torre-relógio, que por décadas foi um marco na paisagem da cidade, com 100 metros de altura e estilo art déco, será preservada. O prédio será convertido em residências através do programa municipal Reviver Centro, que busca revitalizar a área com novos empreendimentos habitacionais.

A São Carlos, administradora imobiliária responsável pela venda, havia adquirido o imóvel em 2003 do Banco de Crédito Nacional, incorporado ao Bradesco. O edifício será rebatizado de Passeio 56, e o projeto permitirá a criação de 122 apartamentos, além de duas unidades comerciais, totalizando 15,5 mil m² de área construída.

Embora o nome do comprador não tenha sido oficialmente revelado, fontes do mercado indicam que a incorporadora responsável pela transação é a Inti Empreendimentos. A empresa confirma que o lançamento do residencial está previsto para abril de 2025, com um valor estimado de vendas de R$ 120 milhões. O CEO da São Carlos, Gustavo Mascarenhas, destacou que o imóvel, originalmente projetado para ser residencial pelo arquiteto Henri Sajous, é perfeito para esse novo uso, devido à presença de elementos como sacadas em sua arquitetura.

Com a venda, a São Carlos embolsa R$ 21,7 milhões e também garantirá 30% do potencial construtivo em áreas valorizadas da cidade, o que representa uma vantagem estratégica para a empresa, conforme o programa Reviver Centro. O objetivo é comercializar esse potencial construtivo em bairros próximos e transformar a região.

Enquanto o edifício 56 passará a ser residencial, o prédio 42, vizinho ao Mesbla, continuará com seu uso corporativo, e já está ocupado por grandes empresas. O projeto de conversão foi aprovado em 2023, e os atuais inquilinos do Passeio 56 serão transferidos para o edifício adjacente, liberando espaço para a revitalização.

Além de seu valor histórico e arquitetônico, o Edifício Mesbla é lembrado por sua loja de departamentos, que funcionou no local até 1999. Recentemente, a loja foi ocupada pela Americanas, que desocupou o imóvel em 2023 devido a uma crise financeira. Apesar da venda, o térreo do prédio continuará sendo de propriedade da São Carlos.

O Reviver Centro tem incentivado a transformação de prédios antigos em residenciais, atraindo investidores para a área. Projetos como o do Edifício Glória, da Brookfield, e o Casa Mauá, lançado pelo Opportunity, estão revitalizando o Centro, com foco em imóveis compactos e proximidade de estações de metrô.

Fontes: diariodorio.com/agendadopoder.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Investigações apontam que animais serviam como instrumento de intimidação de facções criminosas; seis suspeitos foram presos e dezenas de veículos recuperados.

Agência apura se uma das aeronaves operava de forma irregular; acidente matou artistas internacionais, produtores e pilotos no Rio de Janeiro.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Disney suspende gravações de série após morte de técnico no Rio

Luiz Fernando Martins, de 55 anos, trabalhava na produção de Delegacia de Homicídios, série do Disney+ produzida pela AfroReggae Audiovisual. Caso é investigado pela Polícia Civil.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-06-15T112352.271
Cantor Oliver Tree e youtuber argentino Gaspi estão entre vítimas de colisão de helicópteros no Rio, dizem autoridades

Acidente aéreo no Recreio dos Bandeirantes deixou seis mortos e provocou incêndio de grandes proporções em pátio de veículos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Trabalhador morre eletrocutado durante descarregamento de areia em Búzios

Guilherme dos Reis, de 21 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto auxiliava no descarregamento de material de construção. Defesa Civil apontou, em avaliação preliminar, que a rede de alta tensão estaria abaixo dos padrões de segurança.