Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo venceu a Portuguesa-RJ por 5 a 0 na noite desta quarta-feira (5), no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pelo Campeonato Carioca. Com a vitória, o time rubro-negro assumiu a liderança do torneio, somando 13 pontos, igualando-se a Volta Redonda e Vasco. A equipe, que vem de cinco vitórias consecutivas, apresentou um grande desempenho, mesmo poupando titulares para o clássico contra o Fluminense.
O jogo
O Flamengo controlou o ritmo desde o início, mas a primeira parte da partida foi marcada por dificuldades de entrosamento. Aos 36 minutos, Juninho, que havia recebido muitos elogios, fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra após um rebote. Durante a comemoração, o atacante homenageou Varela, que estava em luto pela perda de sua mãe. No mesmo minuto, a Portuguesa teve uma chance de igualar, mas Matheus Cunha defendeu um chute perigoso de Romarinho.
Domínio rubro-negro
Na segunda etapa, o Flamengo manteve a posse de bola e foi incisivo. Aos 11 minutos, Luiz Araújo aproveitou rebote do goleiro para marcar o segundo gol. Em seguida, Arrascaeta, com muita classe, fez uma cobrança de pênalti de cavadinha e ampliou para 3 a 0. O uruguaio também foi responsável pela assistência no quarto gol, quando lançou Matheus Gonçalves, que não desperdiçou a chance. Wallace Yan completou a goleada nos minutos finais, marcando o quinto gol.
Análise do desempenho
O time rubro-negro se mostrou eficiente na execução das jogadas, dominando a partida sem sofrer grandes ameaças. Arrascaeta teve grande atuação, tanto com gols como com assistências. Já a Portuguesa-RJ, apesar de algumas investidas, não conseguiu reagir à pressão e viu o Flamengo ampliar o placar.
O que vem por aí
O Flamengo se prepara para enfrentar o Fluminense no clássico de sábado, no Maracanã. Já a Portuguesa-RJ tentará se recuperar no Campeonato Carioca, visitando o Boavista no mesmo dia, em Saquarema.