Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Eletroposto, localizado na Barra da Tijuca, reforça o compromisso da cidade com a mobilidade sustentável.

O Rio de Janeiro deu um grande passo em direção à mobilidade sustentável neste sábado (15). A cidade inaugurou, na Barra da Tijuca, o primeiro eletroposto público do Brasil, voltado exclusivamente para veículos elétricos e híbridos. A estação de recarga rápida faz parte do Projeto Eletroposto Carioca, desenvolvido pela empresa EZVolt, em parceria com a Prefeitura do Rio e a rede C40 Cities.

O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, que reafirmou o compromisso da cidade com a inovação e o apoio aos novos negócios. “A cidade está aberta aos inovadores e quer ser o laboratório para novas ideias”, afirmou Paes. O vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o secretário de Desenvolvimento Econômico Osmar Lima e o secretário de Coordenação Governamental Edson Menezes também participaram da cerimônia.

Inovação e Sustentabilidade

A inauguração ocorre em um contexto de crescente demanda por veículos elétricos no Brasil. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) reportou a venda de 79.304 unidades no primeiro semestre de 2024, um aumento de 146% em relação a 2023. No Rio, mais de 2.500 veículos elétricos estão licenciados, refletindo o interesse crescente por soluções de recarga.

O secretário Osmar Lima destacou a importância do eletroposto para o desenvolvimento sustentável da cidade. “O Rio liderará a transformação do setor, com a eletrificação da frota e a expansão de infraestruturas de recarga”, afirmou Lima. O posto oferece recargas ultrarrápidas com carregadores de 500 kW, com preço de R$ 2,50 por kWh e operação 24 horas por autoatendimento.

Plano de Ação Climática e Parcerias Estratégicas

O projeto está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Rio, que visa neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050, com 40% da frota composta por veículos elétricos ou híbridos até o mesmo ano. Além disso, a parceria com a C40 Cities e o programa Laneshift visam a eletrificação do transporte de carga no Distrito de Baixa Emissão (DBE), avançando na transição para uma cidade mais verde.

Sandbox.Rio: Experimentação com Segurança Jurídica

O Eletroposto Carioca faz parte do Sandbox.Rio, uma plataforma da Prefeitura do Rio que permite a experimentação de novas tecnologias com segurança jurídica. Esse ambiente controlado proporciona dados para aprimorar políticas públicas e ampliar a infraestrutura de recarga na cidade.

A Subsecretaria de Regulação e Ambiente de Negócios (SUBRAN) acompanhará o desempenho do eletroposto nos próximos 12 meses, avaliando os impactos sociais, econômicos e ambientais da iniciativa.

Fontes: diariodorio.com/prefeitura.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Alessandra dos Santos Fernandes, de 24 anos, era auxiliar de classe da rede municipal. Polícia Civil investiga o caso como possível feminicídio e faz buscas pela suspeita.

Arnaldo Ribeiro e Denise Mendonça foram detidos no Suriname e presos pela Polícia Federal ao chegarem ao Brasil. Investigação mira estrutura financeira usada para compra de armas e drogas no exterior.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2026-06-17T110017.415
Polícia descobre criadouro de jacarés usado pelo tráfico durante operação em Belford Roxo

Investigações apontam que animais serviam como instrumento de intimidação de facções criminosas; seis suspeitos foram presos e dezenas de veículos recuperados.

IMAGENS PARA O SITE - 2026-06-16T120833.770
Anac investiga possível transporte clandestino em helicópteros que colidiram no Recreio e deixaram seis mortos

Agência apura se uma das aeronaves operava de forma irregular; acidente matou artistas internacionais, produtores e pilotos no Rio de Janeiro.

Morro Dois Irmãos, Vidigal, Ipanema, Cagarras islands, Rio de Janeiro, Brazil
Rio terá semana de tempo instável, chuva e queda nas temperaturas

Áreas de instabilidade associadas a uma região de baixa pressão deixam o céu nublado na cidade. Chuva deve persistir até quinta-feira, com melhora prevista para sexta.