Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Onda de calor e seca intensificam queimadas; autoridades emitem alertas para riscos elevados.

Foto: Divulgação/CBMERJ

O Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor sem precedentes, com temperaturas ultrapassando os 44°C e um aumento expressivo nos focos de incêndio. Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) combateu mais de 300 incêndios florestais em diversas regiões do estado. Desde o início do ano, cerca de 2.000 ocorrências desse tipo foram registradas.

Regiões mais afetadas e combate ao fogo

As chamas atingiram localidades como Jacarepaguá, Niterói, Volta Redonda, Angra dos Reis, Araruama, Gávea, Duque de Caxias, Guadalupe, Belford Roxo e Cabo Frio. Em muitos pontos, os bombeiros ainda atuam no rescaldo para evitar novos focos. Um dos incêndios mais preocupantes ocorreu nos Estúdio Globo, em Curicica, onde uma cidade cenográfica foi destruída. Apesar da gravidade, não houve feridos.

Para conter os incêndios, aproximadamente 40 bombeiros de sete unidades diferentes foram mobilizados, com o apoio de 13 viaturas e drones para monitoramento aéreo. A ação rápida evitou que as chamas se espalhassem para outras áreas urbanas.

Alerta de risco e previsão do tempo

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) classificou o risco de incêndios florestais como “alto” na Baixada Fluminense, regiões Sul e Serrana. Na capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste, o risco é considerado “muito alto”.

A Defesa Civil Estadual também emitiu alertas para a população, recomendando que se evite o descarte de materiais inflamáveis em áreas de vegetação. Além disso, autoridades reforçam a importância da hidratação e da permanência em locais protegidos do sol.

A previsão do tempo indica que o calor extremo deve continuar pelos próximos dias. As temperaturas podem superar os 40°C até quinta-feira, sem previsão de chuvas. Na sexta-feira, o tempo deve permanecer seco, com poucas nuvens no céu.

Fonte: cnnbrasil.com.br/jovempan.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.