Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Helena Judith Nussenzveig Lopes assume liderança da entidade francesa com foco em países em desenvolvimento.

A professora Helena Judith Nussenzveig Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleita presidente do Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada (Cimpa) para um mandato de quatro anos. A notícia foi oficializada pela organização francesa no dia 30 de janeiro.

O Cimpa é uma entidade sem fins lucrativos que visa incentivar a pesquisa matemática em países em desenvolvimento. A organização, que presta serviços à Organização das Nações Unidas (ONU) e seus estados-membros, desempenha um papel fundamental no avanço da matemática global.

Helena Judith começou sua trajetória no Cimpa em 2013, ao integrar o Conselho Científico da associação, permanecendo até 2021. Em junho de 2022, ela foi eleita para o Conselho de Administração, o que abriu caminho para sua nomeação como presidente.

A professora tem doutorado em Matemática pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e se especializa na dinâmica dos fluidos, com ênfase nas soluções irregulares de equações que envolvem fluidos incompressíveis. Ela também realizou estágio de docência e pesquisa em diversas universidades norte-americanas, foi professora visitante na Universidade Brown e fez parte do Instituto Newton, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

De acordo com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a professora é uma referência mundial em sua área de atuação. A ABC destaca que sua contribuição tem sido essencial para a compreensão de problemas complexos ligados à dinâmica de fluidos, uma área que tem profundas implicações em várias ciências aplicadas.

Fontes: diariodorio.com/cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.