A professora Helena Judith Nussenzveig Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleita presidente do Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada (Cimpa) para um mandato de quatro anos. A notícia foi oficializada pela organização francesa no dia 30 de janeiro.
O Cimpa é uma entidade sem fins lucrativos que visa incentivar a pesquisa matemática em países em desenvolvimento. A organização, que presta serviços à Organização das Nações Unidas (ONU) e seus estados-membros, desempenha um papel fundamental no avanço da matemática global.
Helena Judith começou sua trajetória no Cimpa em 2013, ao integrar o Conselho Científico da associação, permanecendo até 2021. Em junho de 2022, ela foi eleita para o Conselho de Administração, o que abriu caminho para sua nomeação como presidente.
A professora tem doutorado em Matemática pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e se especializa na dinâmica dos fluidos, com ênfase nas soluções irregulares de equações que envolvem fluidos incompressíveis. Ela também realizou estágio de docência e pesquisa em diversas universidades norte-americanas, foi professora visitante na Universidade Brown e fez parte do Instituto Newton, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
De acordo com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a professora é uma referência mundial em sua área de atuação. A ABC destaca que sua contribuição tem sido essencial para a compreensão de problemas complexos ligados à dinâmica de fluidos, uma área que tem profundas implicações em várias ciências aplicadas.
Fontes: diariodorio.com/cnnbrasil.com.br