Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

John Caine é anunciado como substituto de C.Q. Brown; Trump também afasta outros altos oficiais militares.

General Charles Q. Brown Jr (REUTERS/Heiko Becker)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu o general Charles Q. Brown, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, na sexta-feira (21). A decisão, que vinha sendo especulada há semanas nos bastidores do Pentágono, faz parte de uma ampla reformulação na liderança militar do país. Para o cargo, Trump indicou o ex-tenente-general da Força Aérea, John Dan “Razin” Caine, tornando-o o primeiro oficial da reserva a assumir essa posição.

Mudanças estruturais nas Forças Armadas

Além da demissão de Brown, Trump afastou outros cinco altos oficiais, incluindo a almirante Lisa Franchetti, chefe da Marinha e primeira mulher a ocupar um cargo no Estado-Maior Conjunto. O republicano também exonerou o vice-chefe de gabinete da Força Aérea e os juízes advogados-gerais do Exército, da Marinha e da Força Aérea, cargos essenciais para a supervisão da justiça militar.

O próprio Trump confirmou as decisões por meio de uma postagem no Truth Social, onde afirmou que também está avaliando mais cinco substituições para cargos de alto escalão. “Precisamos de lideranças fortes e comprometidas com a segurança nacional americana”, escreveu.

Impacto e reação política

A decisão provocou fortes reações no Congresso. Parlamentares democratas criticaram a medida, classificando-a como uma politização perigosa das Forças Armadas. O deputado Seth Moulton, democrata de Massachusetts, afirmou que “essa é a definição de politizar o Exército” e alertou para possíveis impactos na segurança nacional.

Dentro do Pentágono, as mudanças sinalizam um período de incerteza. Especialistas apontam que a nova política de Trump, baseada no lema “America First” (EUA em primeiro lugar), deve influenciar significativamente as mobilizações militares e o orçamento da Defesa.

Fonte: cnnbrasil.com.br/infomoney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.