Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

“Folgão” de seis dias entre 18 e 23 de abril promete agitar a economia e estimular viagens na cidade.

O Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriadões dos últimos anos. Entre a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e o feriado de São Jorge (23 de abril), cariocas e fluminenses terão a oportunidade de aproveitar até seis dias consecutivos de descanso. Esse “folgão” será o mais longo dos últimos cinco anos e promete movimentar o turismo e as viagens pela cidade.

Aumento da demanda no turismo

Este feriado prolongado, maior até do que o próprio carnaval, ocorrerá entre a Sexta-Feira Santa, 18 de abril, e o feriado de São Jorge, 23 de abril. Durante esse período, os trabalhadores poderão emendar feriados como o de Tiradentes (21 de abril) com a terça-feira, garantindo uma pausa de descanso que englobará dois finais de semana. O Rio não teve um recesso tão longo desde 2020, quando o feriado de Tiradentes e São Jorge também coincidiu com o feriado da Semana Santa, mas a pandemia fez com que muitos cariocas não aproveitassem aquela oportunidade.

O setor turístico local está com grandes expectativas para o feriado de abril. O levantamento da Fundação Visit Rio aponta que os feriados de 2025 injetarão até R$ 2,6 bilhões na economia do estado, com destaque para o turismo regional. Carlos Werneck, presidente do Visit Rio, acredita que o “folgão” vai fortalecer o turismo rodoviário, com um grande número de turistas vindo de cidades vizinhas, como a região dos Lagos, Angra dos Reis, Paraty, Petrópolis e Friburgo.

Aproveitando a chance de viajar mais longe

A designer de interiores Bianca Almeida, por exemplo, aproveitou a descoberta do feriado prolongado em 2024 para mudar os planos da sua lua de mel. “Nós íamos viajar pelo Brasil, mas com a alta temporada e os preços elevados, decidimos aproveitar o megaferiado para viajar para o Peru”, explica Bianca, que planejou a viagem para coincidir com o feriado, saindo na quinta-feira e retornando na quarta-feira, dia 23 de abril.

O Rio se prepara para uma grande movimentação de turistas que aproveitarão o “folgão” para viagens regionais e internacionais. Hotéis, restaurantes e atrações turísticas locais também devem se beneficiar dessa demanda extra, mantendo o fluxo turístico que se estabiliza após o carnaval.

Expectativas para outros feriados

Além do feriadão de abril, a Fundação Visit Rio destaca outras datas importantes no calendário de 2025 que devem gerar impacto no turismo, como Corpus Christi (19 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro). Ambas as datas caem em quintas-feiras, favorecendo viagens curtas. A grande expectativa é para o Dia do Trabalho (1º de maio), quando a cidade receberá milhares de turistas para um show gratuito da cantora Lady Gaga em Copacabana.

Fontes: cbn.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.