O Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriadões dos últimos anos. Entre a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e o feriado de São Jorge (23 de abril), cariocas e fluminenses terão a oportunidade de aproveitar até seis dias consecutivos de descanso. Esse “folgão” será o mais longo dos últimos cinco anos e promete movimentar o turismo e as viagens pela cidade.
Aumento da demanda no turismo
Este feriado prolongado, maior até do que o próprio carnaval, ocorrerá entre a Sexta-Feira Santa, 18 de abril, e o feriado de São Jorge, 23 de abril. Durante esse período, os trabalhadores poderão emendar feriados como o de Tiradentes (21 de abril) com a terça-feira, garantindo uma pausa de descanso que englobará dois finais de semana. O Rio não teve um recesso tão longo desde 2020, quando o feriado de Tiradentes e São Jorge também coincidiu com o feriado da Semana Santa, mas a pandemia fez com que muitos cariocas não aproveitassem aquela oportunidade.
O setor turístico local está com grandes expectativas para o feriado de abril. O levantamento da Fundação Visit Rio aponta que os feriados de 2025 injetarão até R$ 2,6 bilhões na economia do estado, com destaque para o turismo regional. Carlos Werneck, presidente do Visit Rio, acredita que o “folgão” vai fortalecer o turismo rodoviário, com um grande número de turistas vindo de cidades vizinhas, como a região dos Lagos, Angra dos Reis, Paraty, Petrópolis e Friburgo.
Aproveitando a chance de viajar mais longe
A designer de interiores Bianca Almeida, por exemplo, aproveitou a descoberta do feriado prolongado em 2024 para mudar os planos da sua lua de mel. “Nós íamos viajar pelo Brasil, mas com a alta temporada e os preços elevados, decidimos aproveitar o megaferiado para viajar para o Peru”, explica Bianca, que planejou a viagem para coincidir com o feriado, saindo na quinta-feira e retornando na quarta-feira, dia 23 de abril.
O Rio se prepara para uma grande movimentação de turistas que aproveitarão o “folgão” para viagens regionais e internacionais. Hotéis, restaurantes e atrações turísticas locais também devem se beneficiar dessa demanda extra, mantendo o fluxo turístico que se estabiliza após o carnaval.
Expectativas para outros feriados
Além do feriadão de abril, a Fundação Visit Rio destaca outras datas importantes no calendário de 2025 que devem gerar impacto no turismo, como Corpus Christi (19 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro). Ambas as datas caem em quintas-feiras, favorecendo viagens curtas. A grande expectativa é para o Dia do Trabalho (1º de maio), quando a cidade receberá milhares de turistas para um show gratuito da cantora Lady Gaga em Copacabana.
Fontes: cbn.globo.com/