Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Polícia Militar Intensifica Operação em Resposta à Retaliação de Facções Criminosas

Foto: Reprodução

Criminosos sequestraram pelo menos dez ônibus nesta terça-feira (25) e os usaram como barricadas nas ruas do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM), a ação foi uma represália à ocupação do Morro São João, iniciada em janeiro para conter a violenta disputa territorial entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP).

Os bloqueios começaram pela manhã, com seis coletivos interceptados e atravessados na Rua Barão do Bom Retiro. Durante a tarde, mais dois veículos foram usados como barreiras na Rua Vinte e Quatro de Maio. Os criminosos, armados, obrigaram motoristas a abandonar os veículos e levaram as chaves, dificultando a remoção dos ônibus.

Escalada da Violência e Retaliação Criminosa

A Polícia Militar acredita que a ofensiva criminosa busca enfraquecer a presença das forças de segurança na comunidade. Desde o início da ocupação, a corporação tem intensificado ações para neutralizar a atuação das facções rivais, responsáveis por constantes confrontos armados na região.

Ainda segundo a PM, investigações revelaram que criminosos do TCP compram armas e munições em redes sociais, recebendo o material por meio de motoboys. O armamento, muitas vezes, sai de comunidades dominadas por facções aliadas, como a Nova Holanda, no Complexo da Maré.

Impactos no Trânsito e Serviços

A obstrução das vias principais afetou diretamente o tráfego em uma das regiões mais movimentadas da Zona Norte. A Rua Barão do Bom Retiro, uma importante ligação entre o subúrbio e bairros como Grajaú, Vila Isabel e Andaraí, ficou bloqueada por horas.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), motoristas foram orientados a utilizar rotas alternativas, como a Avenida Marechal Rondon, a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Rei Pelé.

Reação do Setor de Transportes

O Rio Ônibus, sindicato das empresas de transporte coletivo, denunciou o aumento no número de sequestros de veículos. Apenas neste ano, 27 ônibus foram usados como barricadas em ações semelhantes. Em nota, a entidade solicitou maior presença policial para garantir a segurança de motoristas e passageiros.

Linhas de Ônibus Atingidas

Confira os ônibus sequestrados e utilizados como barricadas:

  • Rua Barão do Bom Retiro:
    • 639 (Jardim América x Saens Pena)
    • 422 (Grajaú x Cosme Velho)
    • 606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza)
    • 607 (Cascadura x Rio Comprido)
    • 606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza)
    • 232 (Lins x Castelo)
  • Rua Vinte e Quatro de Maio:
    • 247 (Camarista Méier x Passeio)
    • 363 (Vila Valqueire x Candelária)

Medidas e Investigações em Andamento

A Polícia Militar permanece no local, reforçando o policiamento em pontos estratégicos para evitar novas ações criminosas. Equipes da inteligência seguem monitorando atividades de facções e rastreando a origem das armas utilizadas pelos criminosos.

As autoridades também trabalham para liberar as vias e normalizar o tráfego. Guinchos foram acionados para remover os coletivos e permitir a retomada do transporte público na região.

Fonte: g1.globo.com/agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.