Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Iniciativa visa a criopreservação de células de animais terrestres e aquáticos, com foco na conservação de espécies ameaçadas de extinção.

O BioParque do Rio, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, inaugura hoje seu mais novo projeto de conservação: o BioBanco. O objetivo da iniciativa é realizar a criopreservação do material genético de diversas espécies de animais terrestres e aquáticos. A técnica, já utilizada em instituições zoológicas ao redor do mundo, agora chega ao Rio de Janeiro com um projeto que visa preservar amostras de animais ameaçados de extinção, contribuindo para pesquisas científicas e estratégias de conservação.

O projeto é uma das ações mais inovadoras do BioParque e do Grupo Cataratas, que opera outros atrativos como o AquaRio e o AquaFoz. Na primeira fase, o foco será a conservação de espécies que correm risco de extinção, mas a meta é expandir o BioBanco para incluir material genético de todas as espécies presentes nas instalações do grupo. O material será armazenado em nitrogênio líquido, o que possibilita otimizar a reprodução assistida e garantir a preservação de dados genéticos vitais para o futuro da biodiversidade.

Compromisso com a Ciência e a Conservação

Para Ciro Cruvinel, veterinário e gerente técnico do BioParque, o BioBanco representa um marco na conservação ambiental. “Esse projeto é uma grande conquista para a área técnica do Grupo Cataratas, pois reforça nosso compromisso com a pesquisa e educação ambiental, além de contribuir para a preservação de espécies ameaçadas de extinção”, afirmou.

Marcos Traad, diretor técnico do Grupo Cataratas, também destacou a importância da iniciativa. “O BioBanco é uma grande vitória para a preservação da biodiversidade no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, estamos reunindo esforços para preservar o material genético de espécies tanto terrestres quanto aquáticas, um legado importante para o futuro”, disse.

Expansão e Possibilidades Futuras

O projeto tem um impacto significativo, pois será um dos primeiros no Brasil a reunir amostras de espécies terrestres e aquáticas em um único local. As primeiras coletas já começaram, incluindo amostras de primatas, felinos e outras espécies presentes no BioParque. Com isso, o BioBanco ampliará as possibilidades de pesquisa e ajudará no desenvolvimento de soluções para a conservação dessas espécies.

Fontes: tupi.fm/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.