Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Secretário estadual de Transporte quer envolver prefeitos e setor privado para viabilizar ampliação do sistema metroviário, com foco em zonas da Zona Norte e Oeste.

O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), anunciou que buscará estreitar o diálogo com prefeitos da Região Metropolitana do Rio para impulsionar a expansão do sistema metroviário. A proposta abrange a ampliação das linhas de metrô para áreas da Zona Norte, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, com foco na construção de parcerias com o setor privado e o governo federal para “destravar” os projetos de ampliação.

A declaração de Reis segue a recente declaração do prefeito Eduardo Paes (PSD), que expressou a disposição da prefeitura em colaborar com a ampliação das linhas do metrô na cidade. De acordo com Washington Reis, a expansão não pode ser restrita à capital carioca, e é essencial envolver municípios vizinhos como Niterói, São Gonçalo e outros da região metropolitana. Ele destacou que a colaboração entre os três níveis de governo — federal, estadual e municipal — será fundamental para o sucesso do projeto.

Diálogo com Prefeituras da Região Metropolitana

O secretário reforçou que não há como avançar na expansão do metrô sem um planejamento integrado, que envolva todos os municípios da região. Reis mencionou que a Setram já está desenvolvendo estudos técnicos e financeiros para embasar a expansão, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que está auxiliando na elaboração das análises. A expansão proposta inclui, entre outros projetos, a construção da Linha 3, que deve ligar o Rio a municípios vizinhos, além da continuidade das obras da Estação Gávea, que devem ser concluídas em três anos.

Desafios e Prioridades

Uma das maiores prioridades da Setram para o curto prazo, de acordo com Reis, é a continuidade das obras da Estação Gávea, além da ligação entre as estações Estácio e Praça Quinze. O secretário também mencionou que a construção da Linha 3 e a ampliação do sistema para a Zona Norte e a Zona Oeste são passos fundamentais para melhorar a mobilidade na cidade e na região metropolitana.

Repercussão do aumento da tarifa

Embora as discussões sobre a expansão do metrô avancem, a realidade do usuário do sistema de transporte no Rio não tem sido das mais tranquilas. No último sábado (12), a tarifa do metrô foi reajustada de R$ 7,50 para R$ 7,90, um aumento de 5,33%. A decisão foi tomada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) e gerou críticas, principalmente no contexto da busca por melhorias na infraestrutura e serviços do metrô.

O Futuro do Metrô no Rio

Washington Reis destacou que, para que o metrô do Rio realmente se expanda e melhore a mobilidade urbana, será necessário superar os obstáculos financeiros e políticos. Ele acredita que o apoio do setor privado e a articulação com as prefeituras da Região Metropolitana são cruciais para alcançar os objetivos. Contudo, o secretário também mencionou que os projetos de expansão exigem estudos robustos, para garantir a viabilidade técnica e financeira.

Enquanto as obras de expansão ainda estão em processo de planejamento, o aumento da tarifa preocupa os usuários, que aguardam por melhorias na qualidade do serviço. Para muitos, a ampliação do metrô pode ser uma solução importante para os problemas de mobilidade da cidade, mas o aumento das tarifas gera uma pressão adicional sobre os cidadãos que dependem do transporte público diariamente.

Fontes: diariodorio.com/temporealrj.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.