Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Com investimento de R$ 74,2 milhões, obra integra plano de revitalização do BRT e terá três pavimentos sustentáveis, bicicletário e acessibilidade total

Foto: Divulgação/SMTR

A Prefeitura do Rio iniciou, nesta sexta-feira (9), a construção do Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste. O projeto, orçado em R$ 74,2 milhões, será concluído em até dois anos. Com três pavimentos sustentáveis e 13,2 mil metros quadrados de área, a estrutura vai integrar ônibus articulados do BRT, coletivos convencionais e vans.

Durante visita às obras, o prefeito em exercício Eduardo Cavaliere destacou o avanço do sistema. Segundo ele, o novo terminal consolida a transformação do BRT, iniciada em 2021, com a compra de 700 novos ônibus e a requalificação dos corredores Transoeste e Transbrasil.

Crescimento do BRT reforça necessidade de nova estrutura
O número de passageiros diários saltou de 120 mil, em 2021, para 580 mil em abril de 2025, um crescimento de 275%. Só o corredor Transoeste responde por 42% desse fluxo. A construção do Terminal Imperial surge, portanto, como resposta ao aumento da demanda e à necessidade de descentralizar embarques e desembarques da região.

Terminal terá estrutura moderna e foco na sustentabilidade
O projeto prevê a instalação de lojas comerciais, área de estar com jardins, bicicletário com 300 vagas e estacionamento para 155 veículos, incluindo motos. Rampas de acessibilidade estarão disponíveis em todos os acessos.

Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura confirmou a construção de pistas exclusivas para o BRT e obras viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I. Essas intervenções devem melhorar significativamente o tráfego e a conexão com o transporte ferroviário.

— Estamos ampliando a integração com o trem e requalificando todo o entorno. Isso vai desafogar o terminal da Felipe Cardoso e dinamizar o comércio local — afirmou Wanderson Santos, secretário de Infraestrutura.

Outros terminais modernizados transformam transporte público na Zona Oeste
O novo terminal se soma a outras grandes entregas, como Curral Falso, Pingo D’Água, Magarça e Mato Alto. Todos operam com integração multimodal e infraestrutura moderna.

No Terminal Curral Falso, por exemplo, a prefeitura instalou uma passarela de acesso e um bicicletário com 400 vagas. Já o Pingo D’Água ganhou um terminal alimentador e requalificação completa de cinco ruas.

O Terminal Mato Alto conta com dois viadutos, ciclovia de 2.750 metros e dois bicicletários com 512 vagas. O Magarça, por sua vez, recebeu uma quadra poliesportiva, estacionamento exclusivo para bicicletas e paisagismo.

Mobi Rio amplia serviços e horário de circulação
Cláudia Secin, presidente da Mobi Rio, enfatizou o compromisso da gestão com a qualidade do serviço.

— Expandimos a oferta com a Transbrasil e implantamos o serviço Conexão BRT, que opera 24 horas. Nosso foco é oferecer eficiência e conforto a mais de meio milhão de passageiros diários — disse.

Fonte: prefeitura.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.