Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Acordo vai investir R$ 22 milhões em infraestrutura e modernização do polo de catadores de Jardim Gramacho.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Duque de Caxias formalizaram nesta quinta-feira (8) um acordo de cooperação técnica para fortalecer o Eco Polo Gramacho. O projeto, que tem como foco o apoio aos catadores de materiais recicláveis de Jardim Gramacho, contará com um investimento de R$ 22 milhões, provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e buscará modernizar a infraestrutura local, além de promover a sustentabilidade e inclusão social.

Investimentos em infraestrutura e triagem mecanizada

Com a implementação de uma unidade de triagem mecanizada, o projeto da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas-RJ) tem como objetivo modernizar a coleta e separação de resíduos. A iniciativa, que está prevista para ser concluída ainda em 2025, ampliará as atividades no polo de catadores, garantindo mais eficiência na gestão de resíduos e fortalecendo a cadeia produtiva da reciclagem.

O governador Cláudio Castro (PL) ressaltou a importância da parceria com Duque de Caxias e destacou o impacto positivo para os catadores e para o meio ambiente. “Estamos investindo em um modelo de desenvolvimento que une sustentabilidade, inclusão social e geração de renda. A parceria com Duque de Caxias reflete nosso compromisso com os catadores e com o futuro do nosso estado. Quando os entes públicos atuam juntos, é possível transformar realidades com dignidade e respeito”, afirmou.

Objetivos e benefícios do projeto

O Eco Polo Gramacho garantirá o fornecimento contínuo de materiais para as cooperativas de catadores, ampliará os índices de coleta seletiva no município e promoverá a inclusão social dos trabalhadores. Além disso, o projeto visa fortalecer a cadeia produtiva e modernizar o polo de catadores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

O secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi, explicou que os recursos serão aplicados na aquisição de novos equipamentos, realização de obras de infraestrutura, capacitação dos catadores e melhorias nas condições de saúde e bem-estar dos trabalhadores. “Este é um passo importante para integrar as políticas públicas de desenvolvimento sustentável e justiça social”, afirmou Rossi.

Parceria Estado-Município define responsabilidades

O Eco Polo Gramacho ocupará uma área de 2 mil m² e terá o apoio técnico da Seas-RJ na implantação da unidade de triagem e nos processos administrativos. A Prefeitura de Duque de Caxias ficará responsável pela divulgação institucional do projeto, pela contratação das cooperativas e pela gestão dos rejeitos. Essa colaboração busca garantir a continuidade do trabalho dos catadores e a sustentabilidade do projeto a longo prazo.

A voz dos catadores

Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores de Jardim Gramacho e do Movimento Nacional, destacou a importância da modernização da coleta seletiva e a inclusão dos catadores no processo. “O Eco Polo Gramacho será uma referência para o estado e para o país, promovendo inclusão social e garantindo que a transição dos lixões para a reciclagem seja feita com dignidade e sustentabilidade”, afirmou Santos.

Fontes: diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Troca de tiros em Vila Nova termina com apreensão de drogas, arma e munições; jovem de 20 anos é baleado e adolescente é detido.

Ação da Draco em Pedra de Guaratiba resulta em apreensão de armas e veículos roubados.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T095006.947
Mudanças no Imposto de Renda Isentam 861 Mil Contribuintes no Rio de Janeiro

Lei sancionada por Lula amplia isenção do Imposto de Renda e beneficia mais de 2 milhões de pessoas no estado. A mudança visa aliviar a carga tributária sobre rendas mais baixas.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T093705.112
Operação da Polícia Civil Desmantela Esquema Ilegal de Venda de Gás no Complexo do Lins

Ação investiga ligação com o Comando Vermelho e já resultou na apreensão de 700 botijões e uma série de prisões no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T092940.074
MP deflagra operação contra facção do RJ envolvida em disputa territorial violenta no Oeste potiguar

Ação Leviatã cumpre mandados em Mossoró e Baraúna e investiga avanço de organização criminosa carioca em confronto com grupo local.