Foto: Prazo de inscrições no processo seletivo vai até o dia 9 de junho • Freepik
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) lançou um projeto inovador para ampliar o acesso ao ensino superior. A partir do segundo semestre de 2025, o programa Mais 50 vai oferecer bolsas de 50% de desconto na mensalidade a candidatos com mais de 50 anos aprovados no Vestibular de Inverno.
Cada curso de graduação da universidade contará com duas bolsas por turno. Assim, a iniciativa reafirma o compromisso da PUC-Rio com a diversidade e com o incentivo à educação continuada, especialmente entre públicos que geralmente enfrentam barreiras sociais e econômicas.
Inscrições já estão abertas para o Vestibular de Inverno 2025
Os interessados podem se inscrever até 9 de junho. A seleção aceitará notas do ENEM (entre 2020 e 2024), além do desempenho no último Vestibular da PUC-Rio. A universidade também considera exames internacionais como Abitur, Bac (Baccalauréat Général) e o IB Diploma (International Baccalaureate), desde que o candidato se inscreva no processo seletivo.
Essa variedade de critérios amplia as possibilidades de ingresso, tornando o processo mais democrático e acessível.
Projeto foca na saúde, inclusão e troca de saberes entre gerações
O programa está ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica (VREEP) e compõe um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar. O objetivo, segundo a universidade, vai além da assistência financeira. Ele busca integrar pessoas maduras ao ambiente acadêmico, gerando intercâmbio entre gerações e fortalecendo os vínculos sociais dentro da comunidade universitária.
O reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, destacou que a diversidade representa um dos pilares da atual gestão. “A universidade é para todos. Criar oportunidades a diferentes grupos sociais faz parte da nossa missão”, afirmou.
Regras e critérios para a concessão da bolsa Mais 50
Serão elegíveis apenas os candidatos convocados na primeira chamada do processo seletivo. Entretanto, se houver bolsas remanescentes, a PUC-Rio poderá realizar uma nova etapa de seleção. Nesse caso, todos os candidatos elegíveis em quaisquer convocações poderão concorrer.
Portanto, é essencial que os interessados acompanhem os editais e os prazos divulgados pela instituição.
Fonte: cnnbrasil.com.br